Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Casa de Vidro



Revista E Sesc São Paulo - Almanaque Paulistano outubro/2016

A Casa de Vidro é um ícone da arquitetura moderna e o primeiro projeto construído da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992). O local foi por mais de 40 anos residência de Lina e do marido, Pietro Maria Bardi, e atualmente é o espaço onde funciona o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, aberto à visitação.
 

A casa

O local tem esse nome devido à fachada de vidro, construída de modo que parece flutuar sobre os pilares. O jardim da casa, com mais de 7 mil m², foi planejado e plantado por Lina. Na época em que a arquiteta e seu marido moravam lá, a casa era ponto de encontro de artistas, arquitetos e intelectuais, como o compositor estadunidense John Cage e o cineasta brasileiro Glauber Rocha.

Localizada na antiga Fazenda de Chá Muller Carioba, na região do Morumbi, a casa foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico em 1987. Atualmente, abriga a sede do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, que busca manter vivo o pensamento e obra do casal no cenário cultural brasileiro.

O casal

Figuras de destaque na cultura brasileira, Lina Bo e Pietro Maria Bardi chegaram ao Brasil em 1946 e se estabeleceram em São Paulo em 1947, após terem sido convidados pelo empresário e jornalista Assis Chateaubriand para a construção do Museu de Arte de São Paulo (Masp) – projetado por Lina e do qual Pietro foi diretor. Nos anos seguintes, Lina consagrou-se como arquiteta, designer, cenógrafa e educadora, e desenvolveu projetos que buscavam a renovação da arquitetura brasileira. Entre suas obras de destaque está o Sesc Pompeia.

Como visitar

As visitas à Casa de Vidro são gratuitas e feitas pelo Programa Educativo do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, com agendamento prévio pelo e-mail educativo@institutobardi.com.br. Quando há exposições temporárias, a casa fica aberta ao público de quinta a domingo, das 10h às 16h.

Fonte: Instituto Lina Bo e P.M. Bardi

Serviço
Rua General Almério de Moura, 200 – São Paulo
Tel.: 11 3744.9902 | Site: institutobardi.com.br