Idosos

Ao longo de mais de meio século de presença no cenário sociocultural, primeiro em São Paulo e em seguida nacionalmente, as ações voltadas aos idosos passam por constantes avaliações e reformulações na intenção de responder às demandas que se apresentam a cada momento. Pressupondo-se o contexto sociocultural do público e a educação como dispositivo de transformação social, têm-se oferecido aos idosos espaços de convívio, experimentação de linguagens artísticas, trabalho corporal e ações em diferentes campos da cultura.

Para dar visibilidade a esse grupo etário, dar conta da realidade presente e antecipar realidades futuras, é fundamental desenvolver estudos e sistematizar reflexões e práticas que possibilitem às propostas manter diálogo contínuo com seu público prioritário – os velhos – mas, também, com pessoas de outras faixas etárias. Esta interlocução objetiva ampliar o foco de atuação e discussão sobre a velhice para o processo de envelhecimento.

Para além da ação prática com o público, a atuação estende-se, desde 1977, à publicação da revista Mais 60: estudos sobre envelhecimento e à realização de encontros de investigação para refletir e evidenciar temas relevantes sobre o envelhecer, em parceria com universidades, órgãos públicos e outras instituições de pesquisa.