Mesa Brasil Sesc São Paulo

Como iniciativa permanente de ação social e fundamentado no princípio de que a alimentação é um direito de todos, o Mesa Brasil Sesc São Paulo integra empresas, instituições e voluntários com o objetivo de diminuir o desperdício de alimentos e a insegurança alimentar e nutricional, além de promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas assistidas nas instituições sociais.

O Programa é composto por duas ações: a primeira, denominada Colheita Urbana, consiste em um serviço estratégico de arrecadação e distribuição, estabelecendo conexão entre empresas, que doam alimentos já sem valor comercial, mas próprios para o consumo, e instituições sociais que recebem tais doações imediatamente. Ou seja, o objetivo é buscar onde sobra e entregar onde falta, agregando valor nutricional às refeições servidas nas instituições e evitando o desperdício de alimentos.

A segunda é composta por ações formativas como cursos, treinamentos, seminários, oficinas e workshops voltados para as empresas doadoras, instituições sociais e para a comunidade, com o objetivo de informar, orientar e capacitar sobre a higiene e a manipulação adequada dos alimentos, além de outras práticas que possam garantir a qualidade e o aproveitamento integral, o que resulta na preparação de refeições balanceadas, seguras e saudáveis. Essa ação acontece de forma permanente e é desenvolvida com a participação de profissionais especializados, que atuam como voluntários, e com a parceria de universidades.

Presente na Região Metropolitana de São Paulo (Unidades Campo Limpo, Carmo, Interlagos, Ipiranga, Itaquera, Osasco e Santo André), e no interior e litoral (Unidades Araraquara, Bauru, Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Preto, Santos, São Carlos, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté), o Mesa Brasil Sesc São Paulo atendeu, apenas no ano de 2021, cerca de 106 mil famílias e mais de 154 mil pessoas assistidas por cerca de 1.300 instituições sociais, por meio da parceria com 1.100 empresas doadoras.

O Programa Mesa Brasil Sesc São Paulo conta ainda com o Centro de Captação e Armazenagem Mesa Brasil (CECAM), com capacidade de estocagem para 400 toneladas e uma frota de quatro veículos.