Sesc SP

postado em 14/03/2013

Releitura da obra de Chiquinha Gonzaga

Apresentação Sesc Pompeia/Foto: Isabel D'Elia
Apresentação Sesc Pompeia/Foto: Isabel D'Elia

Criado pelos músicos e compositores Gilberto Assis e Ana Fridman, o CD Chiquinha em Revista, do Selo SESC, pode ser considerado uma visão paulistana sobre a obra da compositora e pianista carioca Chiquinha Gonzaga. Além dos idealizadores do projeto, todos os músicos que interpretam as canções são da cidade de São Paulo: Ná Ozetti, Suzana Salles, Vange Milliet, Rita Maria e Carlos Careqa.

O disco apresenta treze músicas de Chiquinha Gonzaga, das quais apenas uma é bem conhecida do público: “Corta Jaca”.  As outras composições foram cuidadosamente selecionadas dentro da imensa obra da pianista. A proposta dos dois idealizadores do projeto foi justamente escolher peças pouco conhecidas de Chiquinha e fazer uma releitura com arranjos para formações instrumentais variadas, não necessariamente vinculadas à tradição do choro, como o uso de gaita, clarone e quarteto de cordas.

As treze músicas de Chiquinha em Revista vão se alternando na ordem do álbum: sempre uma instrumental e outra cantada. Os arranjos para as sete obras instrumentais são de Ana Fridman, que participa também como pianista. Os arranjos para as seis músicas com letra são todos de Gilberto Assis.

 

Conheça mais sobre outros projetos do Selo Sesc.

1 - Passos no Choro

3 - Sultana

5 - Cananéia

Galeria

Produtos relacionados