Sesc SP

postado em 23/07/2013

Em produção com Ariane Mnouchkine e Théâtre du Soleil

Ariane Mnouchkine/Foto: Alexandre Nunis
Ariane Mnouchkine/Foto: Alexandre Nunis

“Quanto tempo de entrevista nós temos?” pergunta Ariane Mnouchkine. De fato, os trinta minutos não são suficientes para falarmos de toda a história do Théâtre du Soleil, companhia francesa criada em outubro de 1979 por estudantes de teatro de Paris. Mas deu pra falar sobre os sonhos, as intenções e Os Náufragos do Louca Esperança, espetáculo apresentado no Brasil em 2011 e que será lançado em DVD pelo Selo Sesc.


“Mesmo que nós não soubéssemos nada quando nós começamos (e nós não sabíamos nada) descobrimos que o que importava era sermos felizes juntos. E esse é o começo da companhia: um bando de amigos que encara uma aventura junto” explica Ariane sobre o início do Théâtre du Soleil. Este poderia também ser um resumo bem simplificado do espetáculo Os Náufragos do Louca Esperança, que passou pelo Brasil em 2011 e conta a história de um grupo de amigos que resolve fazer um filme às vésperas da primeira guerra mundial.

E é claro que não é só isso. O público pode assistir à toda movimentação da trupe como se estivesse no porão daquele cabaré: vê-se a preparação das cenas, mudança de cenários, caracterização dos atores, e a direção do filme.

E o filme de verdade - captado em 16 semanas na Cartoucherie, sede da companhia francesa - se adapta mais um pouco: o mesmo roteiro da peça, adaptado para cinema, ganhou quatro personagens e perdeu uma hora de duração. “No cinema tem algo que acontece no presente, envolvendo os três personagens crianças e uma mulher, que escreve uma tese” explica Ariane. A tese escrita pela personagem cria uma nova fantasia, de que os acontecimentos narrados na peça de teatro tenham sido verdadeiros. São, portanto, 35 personagens e de acordo com Ariane esta multiplicidade foi algo um pouco difícil de transpor para a tela.

Mas a quantidade de pessoas não quer dizer que Ariane considera o Théâtre du Soleil uma grande companhia: “quando as pessoas falam bem do Théâtre du Soleil eu penso: pronto, fizemos alguns laços, mas jamais uma questão de ser grande ou pequeno. E de fato, nós nos imaginamos pequenos. Eu não preciso que nós sejamos grandes. Eu penso que nós somos úteis a um número máximo de pessoas.”

Os Náufragos do Louca Esperança será DVD triplo, com o espetáculo separado em duas partes e um DVD só com extras: um grande making of, entrevistas com todos os atores e técnicos envolvidos e memórias da turnê, tudo produzido por pessoas próximas à companhia francesa, totalizando quatro horas e meia de material.

Em tempo: os náufragos são, de fato, do navio Louca Esperança e não de uma louca esperança qualquer, que eles não perdem nunca.

 

Conheça mais sobre outros projetos do Selo Sesc.  

Os Náufragos do Louca Esperança - Ariane Mnouchkine e o começo do Théâtre du Soleil

Os Náufragos do Louca Esperança - Ariane Mnouchkine comenta a criação do filme

Os Náufragos do Louca Esperança - Ariane Mnouchkine comenta o DVD em produção pelo Selo Sesc

Produtos relacionados