Sesc SP

postado em 11/08/2023

Uma Orquestra muito Modesta

orqmod

A Orquestra Modesta vem chegando com coisa boa e coisa nova! O quinteto de palhaços – formado por Brocolino, Caçarola, Maestro Sandoval, Guadalupe e Clóvis – lança pelo Selo Sesc, seu segundo álbum autoral: Canções para Pequenos Ouvidos 2. A linguagem universal da música e elementos sonoros diversos, a irreverência da palhaçaria e letras que fazem pensar são alguns dos ingredientes fundamentais da Orquestra Modesta.  Você já pode escutar nas plataformas de streaming e no Sesc Digital. E também em CD nas Lojas Sesc.

Gente é pra gostar de gente!
É pensar diferente e mesmo assim continuar
A gente tem a vida toda pela frente
Pra admirar tanta gente
Gente só falta voar

No álbum de estreia, Canções para Pequenos Ouvidos 1, lançado em 2018 também pelo Selo Sesc, a Orquestra expressava reflexões filosóficas e memórias afetivas próprias da infância, por meio de ritmos brasileiros. Nesse segundo disco a homenagem se estende para músicas de outros cantos do mundo. Canções para Pequenos Ouvidos 2 é uma reverência à diversidade com timbres que fazem alusão a gêneros musicais de diferentes origens culturais, como o samba, o jazz manouche, o frevo, o blues, a marchinha, o rock. 

Pra que ficar perdendo nosso tempo
dividindo todo mundo, eu pra cá, você pra lá? 
Pra que, se a gente pode ficar junto,
se o mundo é de todo mundo e cada tem seu lugar?

A produção de Janja Gomes e Alexandre Maldonado, dá o tom de diálogo e pluralidade presente nas letras do diretor musical Fernando Escrich. O texto do encarte do CD foi escrito pela jornalista Roberta Martinelli.


Canções para pequenos ouvidos 2
Roberta Martinelli

Pequenos ouvidos são capazes de grandes revoluções, por isso, pra chegar até esses tais ouvidos não tem um caminho fácil a ser percorrido. Só que depois de acessados pela primeira vez, talvez seja mais tranquilo chegar de novo aos ouvidinhos. Mas, só fica nesses corações que ouviram quem entendeu a grandeza deles. E isso é o que acontece aqui no segundo registro fonográfico da Orquestra Modesta – Canções para pequenos ouvidos 2.

Será que a junção de tantas artes foi o mapa para a construção desse caminho? Nossa mania de querer catalogar tudo fica inconformada quando se depara com um trabalho desses. Poxa! Mas afinal, Orquestra Modesta é teatro? Ou será música? É Palhaço? E a resposta correta para essa pergunta é que os integrantes da Orquestra desistiram dessa que parecia uma grande questão para viver na união das artes uma resposta que a gente descobre quando escuta o disco pela primeira vez. É um disco de música feito por palhaços que interpretam tudo muito bem. Todas as composições do disco são de Fernando Escrich, um palhaço mestre do riso, do encontro e das palavras – isso está nas canções e no universo criado aqui. Um universo importante para a formação desses que formarão o nosso futuro.

No estúdio o Palhaço Clóvis (Vinícius Ramos), a Palhaça Caçarola (Rebeka Teixeira), a Palhaça Guadalupe (Tereza Gontijo), o Palhaço Brocolino (Alexandre Maldonado) e o Maestro Sandoval (Sandro Fontes) são um circo completo, uma trupe total, uma banda e tanto e se o nome dessa Orquestra é Modesta – a modéstia pode ser encontrada em alguns lugares mas não é definitivamente encontrada na paixão cantada por essa turma “Cantar é nossa alegria” – e a alegria está gravada nesse trabalho para quem quiser ouvir.

Um disco é um registro importante de um momento e nesse disco tá gravado a sequencia de um projeto que começou querendo mostrar o carnaval, essa festa tão fundamental da nossa cultura. Seguiu para o palco, lugar sagrado onde magias acontecem e só depois pode ser transportado para cada mundo diferente, cada casa, festa, radinho através do registro em disco. E foi tão importante que cá estão de novo com o segundo registro, a continuidade da obra. Dizem que o segundo disco mostra realmente se o primeiro era sorte de principiante e se nos usarmos disso garanto que não foi sorte, não. Aqui está a consolidação do que já chegou bonito.

Agora é a nossa vez de levar, mais uma vez, a Orquestra Modesta para dentro das nossas vidas e com ouvidos atentos transformar mundos.

Produtos relacionados