Sesc SP

postado em 03/03/2023

4x Villa-Lobos

4xvillalobos

Em 2009, a data de nascimento do compositor Heitor Villa-Lobos, 5 de março, tornou-se Dia Nacional da Música Clássica. A homenagem, definida através de consulta a profissionais e amadores do gênero musical, justifica-se plenamente. Villa-Lobos modernizou o fazer musical no país em sua época, ao olhar para tradições e sonoridades brasileiras e colocá-las em partituras. Ao tornar a tradição musical europeia em algo com alguma brasilidade, ajudou não só a construir essa "característica nacional" como também projetou nossa música para além de fronteiras territoriais.

Villa-Lobos começou seus estudos em música ainda muito jovem, quando seu pai, um músico amador, o ensinou a tocar violoncelo, viola e violão. Entre estudar Medicina e se juntar a músicos populares, optou por se embrenhar pelos estilos musicais do Rio de Janeiro. Foi dessa forma que ele se tornou um "chorão" (a saber, um tocador de choro, gênero que dialoga muito com sua produção musical).

Assim, não é de se estranhar que Villa-Lobos seja revisitado em diferentes momentos, gerando novas luzes e sempre com mais interesse sobre sua produção (ela mesma bastante diversa). Apresentamos aqui 4 produtos do Selo Sesc que demonstram a riqueza de abordagens que as obras de Villa-Lobos receberam. Confira a seguir!

A VIAGEM DE VILLA-LOBOS
Projeto B
O grupo paulistano de jazz e música experimental Projeto B realizou adaptações para obras de Heitor Villa-Lobos compostas após sua primeira viagem a Paris. Lá, ele entrou em contato com a vanguarda do jazz, e juntou a isso música brasileira e música erudita, produzindo composições autorais e adaptações instrumentais para diferentes tendências da música contemporânea. O artista plástico Manu Maltez criou os desenhos que ilustram o livreto, inserindo Villa-Lobos em cenários urbanos atuais. Disponível na Loja Sesc e no Sesc Digital.

BOX VILLA-LOBOS - QUARTETOS DE CORDAS
Quarteto Bessler-Reis e Quarteto Amazônia

Heitor Villa-Lobos teve a vida dedicada à música, atuando como pesquisador, educador e compositor. Este box reúne em 6 CDs 17 peças de Villa-Lobos compostas para quarteto de cordas, interpretadas pelos quartetos Bessler-Reis e Amazônia. No livreto que acompanha o box, o professor Paulo de Tarso Salles trata das principais características dos quartetos. Disponível na Loja Sesc.

VILLA-LOBOS TRIOS
Ricardo Castro, Claudio Cruz, Antonio Meneses e Gabriel Marin

Tocada por brasileiros de altíssimo nível musical e ampla experiência em música brasileira e música de câmara, esta é a primeira gravação mundial completa dos Trios de Villa-Lobos, contemplando os três trios com piano (piano, violino e violoncelo) interpretados por Ricardo Castro, Claudio Cruz e Antonio Meneses, respectivamente, e o trio de cordas (violino, viola e violoncelo) por Claudio Cruz, Gabriel Marin e Antonio Meneses. Concebido pelo violinista e maestro Claudio Cruz, o disco contempla dois períodos distintos da trajetória de Heitor Villa-Lobos (1887-1959): entre 1911, época em que tinha grande influência dos compositores europeus, e 1945, momento de absoluta maturidade e consagração internacional. Disponível no Sesc Digital e em plataformas de streaming.

TODA SEMANA: MÚSICA E LITERATURA NA SEMANA DE ARTE MODERNA
Vários artistas
Um conjunto de quatro CDs que reúne pela primeira vez as obras que foram apresentadas nos três dias da Semana de Arte Moderna de 1922. Esse conteúdo se complementa com trechos de conferências e poemas lidos durante a semana e que igualmente carecem de divulgação apresentados em um livreto bilíngue (português/inglês). Tendo como intérpretes principais dois dos mais importantes músicos brasileiros da atualidade – o violinista e maestro Cláudio Cruz e o pianista Cristian Budu – o projeto conta ainda com as participações de Ana Valéria Poles (contrabaixo), Antonio Meneses (violoncelo), Claudia Nascimento (flauta), Douglas Braga (saxofone), Homero Velho (barítono), Liuba Kletsova (harpa), Ricardo Ballestero e Ricardo Castro (piano), Mônica Salmaso (canto), Luca Raele (clarinete), Leandro Roverso (celesta), Robson Fonseca, Amanda Martins e Soraya Landim (violinos), Lígia Ferreira e Antonio Salvador (voz), e do Quarteto Carlos Gomes. Disponível na Loja Sesc, no Sesc Digital e nas plataformas de streaming

Produtos relacionados