Sesc SP

postado em 22/10/2021

Parabéns, Tânia!

ParabensTania site

Aclamada e reconhecida internacionalmente, a música de Tânia Maria transcende fronteiras e está presente nos cinco continentes. Possuidora de estilo próprio e inconfundível, além do suinge intenso e voz original, Tânia conquistou seu podium no chamado “World Brazilian Jazz” já nos anos 1970. Em sua linguagem universal, conseguiu encantar as platéias ao redor do planeta com seu conteúdo popular e eclético, da música brasileira ao jazz. As suas performances em festivais como Montreaux, Tóquio, Nova Orleans e Saratoga no estado de Nova York, foram elogiadas por publicações de prestígio como The New York Times, Daily News e Billboard Magazine, dentre muitas outras. A cantora, pianista e compositora obteve um reconhecimento de honra do Ministério Cultural Francês por sua contribuição musical e foi indicada para o Grammy, maior prêmio da música mundial, em várias ocasiões. 

Concebido pelo Projeto Tânia Maria, quarteto liderado pelo baterista Lael Medina, o disco Parabéns, Tânia! conta com repertório que perpassa toda a carreira de Tânia Maria e ainda dá conta de versões que a pianista fez para a música brasileira ganhar o mundo, como “Chiclete com Banana” e “Abre Alas”, além de composição inédita de Anette Camargo em homenagem à pianista.

O álbum está disponível nas principais plataformas de áudio e também gratuitamente no Sesc Digital. A seguir, assista ao making of registrado em janeiro de 2021 no Estúdio Arsis, em São Paulo, e aproveite o texto de apresentação do disco escrito pela própria compositora.

      

Quando me perguntam “por que escolheu a música?” a minha resposta poderia ser simplesmente “ela me escolheu!”. Na minha época de garota, a rádio era nossa televisão, a música criava suas próprias imagens e estimulava a imaginação. Cada um fazia sua própria interpretação e improvisação. A incrível magia musical é essencial para o bem viver e foi com muito amor que ela me escolheu, para eu poder compartilhar minhas viagens, ideias e sonhos de uma maneira em que todos possam assimilar, interpretar e apreciar. 

A música brasileira foi a primeira inspiração e a descoberta do jazz desenvolveu o meu lado de improvisação. O som brasileiro me faz pensar em família, tão importante e fundamental para mim, e a sonoridade do Jazz em individualidade, algo vital também. Os focos parecem opostos, mas uma grande família precisa de várias pessoas! Esse contraste do coletivo e individual, não é uma mistura evidente, mas é uma possível definição da minha música.

Quando vejo um grupo musical tão talentoso, prestar uma homenagem ao meu trabalho, com vivacidade e essência própria através das minhas canções, eu fico muito, mas muito feliz!

O Projeto Tânia Maria composto pelo Lael Medina, Anette Camargo, Libero Dietrich e Danilo Moura é uma família musical , inspiradora e melodiosa que faz a minha música voar, viajando e ecoando continuamente para novos horizontes e eu agradeço muito a vocês.

Tânia Maria