Sesc SP

postado em 15/07/2021

Outros Espaço

OutrosEspaco Portal5

Com 10 faixas, “Outros Espaço” foi gravado em sessão de improviso liderada por Marshall Allen e traz participação de mais três integrantes da Sun Ra Arkestra, além de músicos brasileiros como Thiago França e Thomas Rohrer, e das cantoras Juçara Marçal e Tulipa Ruiz.

Trulli
Outros Espaço no Sesc Bom Retiro | Foto: Beto Assem

Rodrigo Brandão fez da lírica seu modo de entender o tempo em que vivemos. Esse é seu segundo álbum solo, que segue a fórmula de composição em tempo real e apresenta, em formato de spoken word, palavras faladas em contexto musical. Em Outros Espaço, o artista mostra como o improviso livre passou a dar o recado mais certeiro no Brasil dos últimos anos.

O disco foi gravado ao vivo em outubro de 2019, em show conduzido pelo saxofonista Marshall Allen, líder da banda norte-americana Sun Ra Arkestra. Nesse formato, de improviso livre, todos os músicos compõem algo junto, em tempo real. “Marshall dá um espaço inicial para todos os músicos e, a partir do que escuta, vai pedindo para manter ou parar um instrumento. Ele também deixa as vozes livres e, a partir delas, pode mudar a direção dos músicos”, afirma Brandão.

Em mais de vinte anos de carreira, primeiro como rimador autoral, o MC lembra que “nas improvisações é preciso todos se escutarem, ter um ouvido mútuo e confiar em quem está junto. Na gravação, não teve nenhum momento em que as coisas ficaram atropeladas. Marshall sempre fala: ‘é muito importante, nesse tipo de situação, estar atento para perceber e se esforçar ao máximo para traduzir o espírito do dia’”, completa.

Trulli
Outros Espaço no Sesc Bom Retiro | Foto: Beto Assem

Segundo Allen, para Sun Ra (1914-1993), o músico, poeta e filósofo americano, criador do grupo, a improvisação era o modo de entender a música, trazer as vibrações do dia para o palco, algo vivo que acontece, o “espírito da música”. Dessa forma, todos podiam se unir e criar algo junto, trazendo sua contribuição, como a lírica de Rodrigo Brandão.  

As dez músicas do álbum que ganharam tratamento e mixagem depois da gravação transitam entre o cerebral e a emoção. “Essa é parte da força do trabalho”, destaca Brandão. As faixas passeiam por referências de Rodrigo, com influências que vão do jazz ao hip hop.: “Quando Os Orixás Desfilam Sobre A Cracolândia” (para pedir a benção dos orixás); “Tudo NOIZ” (uma vinheta, referência ao hip hop); “Eu Sou 1 Instrumento” (homenagem direta ao Sun Ra); “Salute The Sun” (um solo do Marshall Allen); “Quantos Coltrane?” (com quatro saxofones traz a pergunta: “quantos Coltranes morreram antes de poder mostrar seu talento”); “Jamais Nos Esqueceremos” (uma canção de ninar entoada pela Tulipa); “Todo Dia Tem +” (“uma das faixas mais duras, trata das mazelas diárias do Brasil”); “O Sol Da Meia Noite” (single lançado em junho); “Delegados De Folguinha” (encontro dos saxofonistas Marshall e Thiago França); “(Essa Noite) A Casa É Nossa”.

Além de Rodrigo Brandão e Marshal Allen, que aos 97 anos também toca sax alto e sintetizador, o álbum traz a participação de outros integrantes da Sun Ra Arkestra: os saxofonistas norte-americanos Knoell Scott e Danny Ray Thompson (1947-2020), e o percussionista brasileiro Elson Nascimento. Junto a eles, as cantoras Tulipa Ruiz e Juçara Marçal; os saxofonistas Thiago França e Thomas Rohrer, o percussionista Paulo Santos (Uakti); o tecladista Guilherme Granado (Hurtmold) e o baixista Marcos Gerez (Hurtmold).

      


Ouça esta seleta a partir de 16 de julho nas plataformas de streaming e também gratuitamente no Sesc Digital. Abaixo também dá pra assistir tem um clipe da faixa "O Sol da Meia Noite" remixada a partir das imagens do Especial Musical - Outros Espaço Sintonia Côsmico Sônica, produzido pelo SescTV.