Traduzindo ciência

Obra torna acessível o debate científico sobre as mudanças climáticas e suas consequências sociais
Enquanto a realidade do aquecimento global se torna cada vez mais tangível e, para os climatologistas, a responsabilidade humana não está mais em dúvida, nas redes sociais uma enxurrada de fake news é propagada por negacionistas climáticos. A necessidade de oferecer respostas precisas a um público mais amplo levou o Instituto nacional das ciências do universo do Centro nacional de pesquisa científica (CNRS) a reunir um divulgador científico acostumado com a linguagem e os mecanismos da web; uma mediadora científica especialista em síntese gráfica; e diversos especialistas em ciência do clima. O resultado é o livro Para entender (quase) tudo sobre o clima, publicado originalmente em francês, lançado agora pelas Edições Sesc.
“Para entender (quase) tudo sobre o clima é um convite e um ponto de partida para se informar, se indignar e, sobretudo, buscar reverter coletivamente a urgência climática provocada pela humanidade. E isso precisa ser feito agora.”
Professora Vivian Delfino Motta
Com organização de Anne Brès, BonPote (Thomas Wagner) e Claire Marc, informações mais técnicas e difíceis sobre a ciência do clima, bem como as implicações para o futuro da humanidade, se tornam um conteúdo acessível e envolvente para diversos públicos.
Por ser um assunto amplo, a obra passa por diversos entendimentos, de modo didático e lúdico, por meio de dezenove perguntas, como por exemplo:
Existe um consenso científico a respeito do aquecimento global?
Qual a relação entre o CO2 e as mudanças climáticas?
O que é um modelo climático?
O desmatamento da Amazônia representa um ponto de inflexão do clima?
O ser humano será capaz de se adaptar às mudanças climáticas?
Com o intuito não apenas de lançar luz ao tema, o livro propõe um debate que deve se expandir para além do espaço digital; ele é o resultado do encontro entre comunicação e ciência, para que a nossa geração tome atitudes para mitigar seus impactos e vislumbrar novas perspectivas.
Veja também:
:: trecho do livro