IDOSOS postado em 07/02/2024
O Brasil na terceira idade
Velhices, organizado por Celina Dias Azevedo, reúne catorze ensaios elaborados a partir da pesquisa Idosos no Brasil
Velhices: perspectivas e cenário atual na pesquisa idosos no Brasil apresenta catorze textos que contribuem para o enfrentamento dos desafios contemporâneos do envelhecimento no país, no momento em que o último Censo Demográfico aponta para o significativo aumento na proporção de pessoas idosas. Os ensaios se baseiam em pesquisa conduzida pela Fundação Perseu Abramo, em parceria com o Sesc São Paulo. Os textos, elaborados por 20 especialistas, procuram ampliar a leitura dos dados de alguns dos temas tratados nas duas edições da pesquisa Idosos no Brasil: vivências, desafios e expectativas na terceira idade – a primeira, em 2006, e a mais recente, em 2020.
A obra é organizada pela pesquisadora Celina Dias Azevedo, doutora em Ciências Sociais e mestra em Gerontologia pela PUC-SP, com colaboração de Vilma Bokany, doutora em Ciências Sociais e coordenadora da pesquisa, e Rosângela Barbalacco, jornalista e assistente técnica da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc. Os ensaios buscam contribuir para a superação dos desafios contemporâneos relacionados ao envelhecimento no país, no momento em que o IBGE acaba de divulgar novos dados do último Censo, que apontam um crescimento de 57,4% da população idosa no país e a diminuição da comunidade jovem, com consequente inversão da pirâmide etária.
Os temas abordados dão conta das diferentes demandas e particularidades das pessoas com 60 anos ou mais, como aposentadoria, renda e consumo, família, lazer e saúde, expectativas, passando por direitos e políticas públicas, racismo e feminização da velhice, abrindo espaço para uma crítica baseada em análises profundas sobre a atual conjuntura brasileira.
A publicação tem prefácio de Danilo Santos de Miranda, ex-diretor regional do Sesc São Paulo, falecido em outubro de 2023, e de Paulo Okamotto, presidente da Fundação Perseu Abramo. A introdução é de Celina Dias Azevedo. A coletânea traz ainda uma seleção dos gráficos citados nos textos, além de QR code que permite ao leitor acessar a pesquisa completa na internet.
Trecho do livro