Sob a mesma lona
Textos reunidos em A arte do circo na América do Sul aprofundam questões relativas aos diferentes modos de expressão da arte circense e seu impacto na sociedade
Esta coletânea reúne autores-atores de Argentina, Brasil, Chile e Uruguai que fazem das artes circenses seu ofício expressivo e também sua fonte de pesquisa. Tradicional e transgressor, antigo e inovador, popular e refinado, solitário e coletivo, esse gênero vive e se reinventa entre opostos aparentemente inconciliáveis, mas que na verdade são o cerne de toda a riqueza e da potência criativa das variadas manifestações que a lona – seja ela real ou imaginária – comporta.
Organizado pela professora argentina Julieta Infantino, o livro está dividido em cinco partes. Na primeira, os capítulos propõem revisões críticas sobre a história do gênero e suas representações na atualidade, bem como análises das condições sociopolíticas que levaram ao surgimento de novas experimentações na arte circense após os períodos de golpes civis-militares em países da América do Sul.
Os textos da segunda parte discutem sob vários ângulos o que é o circo, desde suas conceituações mais amplas até os limites com outros gêneros artísticos, bem como as classificações estético-temporais que estão em jogo: circo tradicional, novo circo e circo contemporâneo são categorias em pleno debate e construção semântica. Vale lembrar que aqui contamos com a contribuição do único autor não latino-americano [o francês Jean-Michel Guy], mas não menos importante, pois nos traz uma visão comparativa em relação ao contexto europeu.
Espetáculo Travelling, composto pelos graduados do programa
de Formação Profissional do La Arena, Ciudad Cultural Konex.
A terceira parte tem como foco as tensões entre criatividade e técnica, examinando o lugar que o corpo, bem como suas potencialidades, ocupa. Com essa reflexão, surgem questionamentos sobre as possibilidades narrativas do circo e os espaços conferidos à proeza e ao risco, à técnica e à criatividade.
Já na quarta parte, os autores apresentam novas experiências do circo nos países ao sul do continente e também chamam a atenção para as lutas travadas por sujeitos e coletivos que buscam viabilidade e legitimação da arte circense por vias institucionais ou não.
Por fim, a quinta parte brinda-nos com depoimentos de artistas, gestores e referências do circo que dialogam com as temáticas gerais pelas quais passamos ao longo dos 16 artigos aqui presentes.
Referência originalíssima para futuros estudos sobre o circo e suas interfaces estéticas e sociopolíticas na América do Sul, este livro fornecerá ao leitor acesso a um conteúdo que mescla saberes, procedências, histórias e debates que ora se entrelaçam e se complementam, ora divergem e colocam em evidência um campo interessante de debates e reflexões muito atuais.
Este texto foi originalmente publicado na orelha do livro.
Trecho do livro
Veja também:
Entrevista com a organizadora da obra, Julieta Infantino
Festival Internacional Sesc de Circo | Evento que acontece entre os dias 16 e 25 de junho com mais de 30 atividades para todos os públicos, entre espetáculos, intervenções e ações formativas.