Sesc SP

postado em 03/04/2023

Diva

Sonia Braga. Foto: Luciana Avellar.
Sonia Braga. Foto: Luciana Avellar.

      


Misturando família, carreira, ativismo social, depoimentos e ensaios fotográficos, Sonia em fotobiografia narra a construção da imagem de um ícone nacional e estrela do cinema mundial

 

Fruto da parceria entre as Edições Sesc e a Cepe Editora, Sonia em fotobiografia, livro organizado pelo jornalista e designer Augusto Lins Soares, celebra a carreira de Sonia Braga por meio de imagens que ilustram momentos marcantes da vida da atriz. São registros que vão desde a infância de Sonia, passando por sua trajetória na televisão e no cinema brasileiro até chegar aos dias atuais, quando a atriz foi consagrada mundialmente ao ser considerada pelo jornal The New York Times um dos 25 melhores artistas de cinema do século XXI.

A obra conta com imagens de Sonia Braga feitas por fotógrafos renomados como Bob Wolfenson, Lew Parrella, Greg Gorman, Steven Meisel, entre outros. Fotos de revistas nacionais e internacionais e de campanhas publicitárias feitas pela atriz também estão presentes no livro. As imagens são acompanhadas por legendas escritas pela jornalista Melina Dalboni, com detalhes da vida profissional, familiar e social, declarações de Sonia retiradas de entrevistas dadas a diversos veículos de imprensa, além de curiosidades insuspeitadas, como o convite que recebeu de Rita Lee para se juntar a banda Os Mutantes.

 


A atriz em diferentes fases da vida. Fotos: acervo pessoal Sonia Braga.

 

O livro apresenta com maestria a carreira de Sonia Braga desde quando ela ainda fazia pequenos papéis e avança de forma cronológica para os trabalhos que a lançaram no cinema e na televisão brasileira, como nas novelas Irmãos coragem (1970), Selva de pedra (1972) e Dancin’ days (1978) e nos filmes Dona Flor e seus dois maridos (1976), Gabriela, cravo e canela (1983) e O beijo da Mulher Aranha (1985). A carreira internacional da atriz também é amplamente retratada com registros de atuações, premiações e fotos com atores e atrizes com quem Sonia contracenou, como Kim Cattrall e Sarah Jessica Parker do seriado estadunidense Sex and the city.

 


Cartaz promocional do filme de 1976.

 

Sonia em fotobiografia também exibe os laços de amizade que a atriz desenvolveu ao longo da vida com artistas, diretores, fotógrafos e grandes profissionais do cinema e da televisão. Faz parte do livro a letra da canção Trem das cores, que Caetano Veloso escreveu para a ela inspirado em uma viagem romântica feita à época em que foram namorados. Também compõe a obra um poema em prosa de Jorge Amado em homenagem a Sonia Braga, publicado na Revista Playboy, em 1986.

O ativismo político de Sonia também é amplamente retratado com imagens da atriz em comícios e manifestações por causas variadas. Croquis de figurinos e pôsteres de filmes completam o livro. Essa ampla variedade de fontes torna Sonia em fotobiografia uma ótima oportunidade para quem quiser conhecer ou relembrar a trajetória de uma das principais atrizes do país.

 


Trecho do livro

 

Veja também:

Matéria gráfica | Na edição de fevereiro de 2023, a Revista E  – publicação do Sesc São Paulo – adiantou para o público imagens e detalhes de Sonia em fotobiografia

Produtos relacionados