Sesc SP

LANÇAMENTOS postado em 16/09/2022

Os lugares de fala

destaque

      


Fruto da parceria entre o Instituto Mojo e Sesc São Paulo, a coletânea Literatura livre: ensaios sobre ficções de culturas que formaram o Brasil reúne reflexões sobre os cenários e sentidos do conjunto de obras da literatura mundial disponibilizados gratuitamente na internet pelo projeto Literatura Livre.

 

Os fluxos migratórios foram fundamentais para o povoamento do planeta e para a diversidade étnica, cultural e linguística dos diferentes povos. Os grupos que ainda hoje se deslocam pelos continentes são responsáveis não só pela transformação do espaço a que se destinam, mas permitem, também, a profunda transformação de nós mesmos. 

Nesse sentido, o fascínio que as narrativas exercem sobre nós revela o poder da evocação da palavra, e disponibilizar gratuitamente obras das literaturas africana, árabe, asiática, europeia, sul-americana e judaica, traduzidas para o português, é transcender fronteiras de tempo e espaço, enriquecendo a experiência cultural decorrente dessa aproximação.

 


Ilustração: André Ducci

 

Assim, o projeto Literatura Livre edita e compartilha obras desses lugares em formatos digitais; textos literários de culturas estrangeiras presentes na formação do povo brasileiro. A biblioteca que formou a consciência humana ao longo de mais de dois milênios é cuidadosamente construída por meio de recortes temáticos com vistas ao contemporâneo. 

O livro, organizado por Ricardo Giassetti e Renato Roschel, por outro lado, traz artigos críticos de autores e autoras especialistas que lançam luz sobre os contextos, as traduções e as interpretações desse conjunto de obras seminais da literatura mundial e, ao procurar dissolver as fronteiras culturais que nos separam, amplia a compreensão do que é considerado diferente, enriquecendo o debate que nos conecta cada vez mais com o outro. 

Clique na imagem para ler trecho do livro

 

Veja também:

Sobre o Projeto | no site Literatura Livre você encontrará onze obras, entre conhecidas e esquecidas, em quatorze volumes.  

Produtos relacionados