Dependências e independências
Às vésperas da celebração dos duzentos anos da Independência e comemorando cinquenta anos de sua primeira publicação, o livro 1822: dimensões é lançado em edição comemorativa pelas Edições Sesc e Editora Perspectiva
O ano era 1972 e o país comemorava os cento e cinquenta anos de sua independência diante de uma ditadura-civil-militar com manifestações nacionalistas conservadoras e a publicação de diversos artigos, conferências e livros. Qualquer semelhança com os festejos que rondam o bicentenário em 2022 não é mera coincidência.
Organizado por Carlos Guilherme Mota, 1822: dimensões é uma coletânea de textos de autoras e autores brasileiros, portugueses e franceses especialistas em História do Brasil que oferece ao leitor um outro caminho, uma visão crítica e amplificada dos processos históricos que culminaram na declaração da Independência e seus desdobramentos.
D. Amelia, segunda esposa de D.Pedro I | Retratos de D. Pedro I | Caricatura de D. Pedro I (Imagens: divulgação)
Grosso modo, o livro está dividido em três partes. Nas duas primeiras, “Das dependências” e “Das independências”, a obra revisita criticamente as teorias do desenvolvimento e do subdesenvolvimento econômico e social, persistindo no dever de lidar com as singularidades históricas que marcaram as relações coloniais deflagradas em cada região do país. Fecham o volume uma análise crítica da bibliografia e da historiografia sobre a Independência, escrita por Giselda Mota, e um apêndice, em que um documento até então inédito, contendo observações de um informante anônimo do rei dom João VI, é analisado por Luiz Mott.
Fruto da parceria entre as Edições Sesc e Editora Perspectiva, a edição comemorativa de 1822: dimensões, lançada em meio a efeméride do bicentenário, tem como papel fundamental reconstruir um debate franco, direto e extenso sobre o chamado processo de independência do Brasil, questionando, em última análise, se de fato algum dia o país esteve politicamente emancipado do domínio europeu.
Trecho do livro
Veja também:
Independência, modernismo e livros; muitos livros | Publicados sob o selo Diversos 22, títulos inéditos e reedições refletem dois acontecimentos-chave na trajetória do país; 1822: Dimensões está entre eles.
Diversos 22 | Projeto oferece seminários e cursos, programas musicais e audiovisuais, exposições artísticas e documentais, espetáculos em diferentes linguagens, publicações e reedições de obras literárias.