Sesc SP

postado em 19/07/2022

Nordeste 1817: estruturas e argumentos

N 1817 SITE 1

      


Debruçado em documentação inédita, o doutor em história moderna e contemporânea Carlos Guilherme Mota evidencia o processo de emancipação política brasileira no livro Nordeste 1817: estruturas e argumentos, uma coedição Edições Sesc e Editora Perspectiva

Por Lilia Schwarcz*

 

Nordeste foi datado, pelo historiador Carlos Guilherme Mota, de novembro de 1971. Estávamos em plena Ditadura Militar, e o autor lançava uma obra sobre uma insurreição no Nordeste que, inspirada na linguagem do iluminismo francês, evocava, talvez pela primeira vez, o termo “revolução”. Fazia mais: mostrava como esse era um caminho sem volta, que só poderia desaguar na descolonização. O livro, que se mantém atual, na época virava quase uma metáfora fácil para aludir ao momento autoritário pelo qual o país passava.

Mas o debate é sobretudo historiográfico. Nordeste 1817 comprova como foram os motins nas províncias da Bahia, Maranhão, Minas Gerais e Pernambuco que anunciaram o movimento de emancipação política.

Longe de ter um papel subjugado, e apenas regional, o Nordeste assume um lugar central na análise, e Pernambuco vira estopim de uma dissidência de cunho republicano e separatista – modelo que se repetiria, anos depois, com a Confederação do Equador, que mais uma vez uniu as províncias do Nordeste contra o poder central.

Usando o conceito de mentalidades, da escola dos Annales, o pesquisador investe no estudo dessas rebeliões que marcariam o trânsito do Brasil das margens do Antigo Regime português para os quadros de uma nova potência imperial.

Distante da “lenda dourada da independência”, que narra a monarquia como destino e o projeto conservador como via de mão única, Mota desfoca o eixo da historiografia, que ainda é por demais “sudestina”, e, pautado em documentação inédita, mostra como a emancipação política foi um processo, não uma efeméride às margens do Ipiranga.

 


Trecho do livro

 

*Lilia Schwarcz é doutora em antropologia social pela Universidade de São Paulo (USP) e, atualmente, professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na mesma universidade. Este texto foi originalmente publicado na orelha do livro.

 

Veja também:

Independência, modernismo e livros; muitos livros | Publicados sob o selo Diversos 22, títulos inéditos e reedições refletem dois acontecimentos-chave na trajetória do país; Nordeste 1817: estruturas e argumentos está entre eles.

Produtos relacionados