Sesc SP

postado em 14/06/2022

Locais de encontro

Projeto do Sesc Limeira, 2017 (em andamento)
Projeto do Sesc Limeira, 2017 (em andamento)

      


Dedicado ao gruposp, novo título da Coleção Arquitetos da Cidade tem nove de seus projetos, marcados pelo diálogo com a cidade e o espírito de colaboração, analisados pela organizadora Marta Bogéa

 

Em 15 anos de atuação, o coletivo de arquitetos e escritório de arquitetura gruposp realizou 78 projetos, dos quais treze estão concluídas. Destes projetos, nove foram os escolhidos pela organizadora Marta Bogéa para integrar a Coleção Arquitetos da Cidade – gruposp, título feito em parceria com a Editora Escola da Cidade. O livro é a primeira publicação dedicada ao coletivo de arquitetura, que vem ganhando destaque no cenário nacional e internacional.

O primeiro dos projetos apresentados no livro, de 2013, propõe a criação de um “Museu Difuso e Urbano” para o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), e outros projetos que incluem, na vertente institucional: a Escola Estadual do Jd. Tatiana (2006-2009), na cidade de Votorantim (SP); o projeto vencedor do concurso para o novo edifício-sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Brasília, (2010-2013); e, também vencedora de concurso, a sede do Sesc Limeira, realizada em parceria com José Paulo Gouvêa e Pedro Mendes da Rocha.

 


Museu Difuso e Urbano | Escola Estadual do Jd. Tatiana | Sebrae | Sesc Limeira (reprodução)

 

Na vertente residencial, são apresentados projetos para habitações coletivas, como a Moradia Estudantil da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em Osasco e São José dos Campos (2015); o Edifício Simpatia, localizado na Vila Madalena, em São Paulo. A eles se somam três moradias individuais, casas localizadas nos bairros do Morro do Querosene e Jardim Paulistano, na capital, e na cidade de Itu, que também têm em comum o olhar arguto sobre a topografia dos terrenos e o diálogo com o espaço público, grandes marcas do grupo, sem abrir mão da privacidade.

 


Moradia Estudantil da Unifesp | Edifício Simpatia | Casa no Morro do Querosene | Casa no Jardim Paulistano | Casa em Itu (reprodução)

 

Ao final, a organizadora Marta Bógea, a professora da FAU-USP Mônica Junqueira e o fotógrafo Pedro Kok, que assina as imagens do livro, entrevistam Alvaro Puntoni e João Sodré, e da conversa é possível extrair valiosas perspectivas sobre o pensamento arquitetônico do gruposp, que dá muita ênfase às colaborações e parcerias, à construção de um legado positivo para a arquitetura das cidades, olhando para o futuro sem desmerecer a tradição, e partindo sempre da topografia e da luz natural. Eles discutem, por exemplo, a participação do grupo na XVI Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2018, que traz em destaque o uso dos espaços vazios como locais de encontro.

 


Trecho do livro

 

Produtos relacionados