Sesc SP

postado em 18/12/2021

Coleção arquitetos da cidade: SIAA

siaa-dest

      


Com primeiro livro dedicado a um escritório paulistano, série pretende registrar o trabalho de arquitetos que se destacam no enfrentamento dos desafios inerentes à cidade contemporânea


Passados 30 anos da inauguração e consolidação da arquitetura moderna brasileira, no período entre os anos 1940 e 1970, a produção recente dos arquitetos no Brasil, notadamente a partir dos anos 1980, vem mostrando, com muita vitalidade, a arquitetura como manifestação cultural de grande significado. Em São Paulo, particularmente, isso vem se dando de forma muito coesa, como se houvesse entre os arquitetos dessa recente geração uma espécie de cumplicidade nas suas posturas projetuais, nas quais uma verdadeira conversa se dá através dos próprios projetos.

Com vistas a registrar a produção dessa geração, as Edições Sesc São Paulo e a Escola da Cidade se uniram para lançar a Coleção Arquitetos da Cidade, uma série de títulos que pretende registrar o trabalho de arquitetos e escritórios que se destacam no enfrentamento dos desafios inerentes à cidade contemporânea. Com organização do ensaísta, arquiteto e curador ítalo-brasileiro Francesco Perrota-Bosch, o primeiro volume da coleção é dedicado ao SIAA, escritório paulistano com destaque no cenário nacional e internacional. Representante dessa geração, o SIAA é composto por um significativo grupo de jovens arquitetos, com formação bastante diversificada, mas com uma incrível convergência de conceitos e objetivos. Flexível na sua organização, incluindo a colaboração eventual de outros profissionais, seus projetos nunca perdem a oportunidade de concretizar uma gentileza urbana, ou seja, de qualificar o espaço público com ações positivas.

Uma seleção de sete projetos compõe a edição dedicada ao coletivo paulistano. A publicação conta ainda com as colaborações de Guilherme Wisnik e Eduardo de Almeida, além de uma entrevista com Cesar Shundi Iwamizu e Eduardo Gurian, que coordenam o escritório.

 


Residência Yamada – Aldeia da Serra, SP, 2002-2004 | Escola Estadual Jardim Umuarama – São Paulo, SP, 2003-2005

 


CEU Parque do Carmo – São Paulo, SP, 2014-2020 | SAP Labs Latin America – São Leopoldo, RS, 2007-2009 / 2011-2013

 


Sesc Franca – Franca, SP, 2013 (em andamento)

 


Sesc Ribeirão Preto – Ribeirão Preto, SP, 2013 (em andamento) | Museu Água – São Paulo, SP, 2020 (em andamento)

 

Eduardo de Alemeida, arquiteto há mais de cinquenta anos e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, lembra que as gerações que surgiram a partir da consolidação da arquitetura moderna brasileira desenvolvem-se com apoio teórico da Escola da Cidade, "talvez a instituição mais aberta de ensino de arquitetura e urbanismo do país”, opina. Ainda segundo ele, “esses jovens arquitetos criam didáticas inovadoras e processos de trabalho abrangentes, convertendo a Escola da Cidade em um fórum de discussões da produção contemporânea com as futuras gerações”.

 


Trecho do livro

 

Projetos autorais, quando vistos em conjunto, expõem um percurso marcado por buscas, desejos e experimentações. Sob o apurado olhar curatorial de Francesco Perrota-Bosch, a Coleção arquitetos da cidade: SIAA permite ao leitor uma aproximação efetiva com poética do escritório homenageado por meio de seus textos, entrevistas e croquis. “Nesta narrativa é possível compreender o rico arcabouço de referências desse coletivo. Afinal, a erudição não provém somente dos livros, das edificações visitadas e das citações utilizadas. No SIAA, a erudição provém das interlocuções estabelecidas. Quando são muitas, como é o caso, revela-se também uma inquietude – não psicológica ou de relações sociais, mas eminentemente projetual”, afirma Perrota-Bosch.

Produtos relacionados