Postado em
Notas da Programação
Cultura Esportiva
Programação especial inspirada nos Jogos Olímpicos estimula o interesse por diversas modalidades
Foto: Divulgação
Desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896, até a 28ª Edição, em 2016, o esporte acompanha transformações sociais, políticas e econômicas. Para retomar a memória das 28 edições das Olimpíadas e difundir a cultura esportiva, o Sesc promove, até dezembro deste ano, a programação Edição 28: A Trajetória do Esporte, com vivências, festivais, encontros com atletas, exposições, instalações e outras atividades gratuitas nas unidades.
A democratização do esporte e o estímulo à prática esportiva são alguns dos legados que o Sesc pretende deixar após os Jogos Olímpicos Rio 2016. “As ações da Edição 28 contribuem para a ampliação do conhecimento sobre o esporte e para a reflexão desse fenômeno como elemento social, cultural e educativo”, afirma a assistente técnica da Gerência de Desenvolvimento Físico Esportivo Alessandra Galvão. “É o momento para diversificarmos as possibilidades de atividades, contribuindo com o acesso à experimentação e com a inclusão do esporte no dia a dia.”
Os bate-papos, encontros, debates e exibições de filmes promovem reflexões sobre o esporte e suas relações com aspectos socioculturais. Como parte da programação, até dezembro diversas unidades recebem o projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, com exibição de documentários sobre a participação brasileira em Olimpíadas contada pelos atletas que representaram o país nos Jogos.
Outro destaque da programação é Esporte em Jogo, que até outubro reúne no Sesc Vila Mariana especialistas da área de esportes, jornalistas, acadêmicos, atletas, técnicos e outros convidados para discutir o esporte no país. Até setembro, o Sesc Bom Retiro recebe o projeto Passaporte Esportivo, programação com aulas abertas, encontros e bate-papos relacionados a diversas modalidades olímpicas e paralímpicas na qual o público poderá retirar um “passaporte” na unidade e carimbá-lo a cada participação.
“É o momento para diversificarmos as possibilidades de atividades, contribuindo com o acesso à experimentação e com a inclusão do esporte no dia a dia”
Alessandra Galvão, assistente técnica da Gerência de Desenvolvimento Físico Esportivo
Conheça a programação da Edição 28.
Blanche
Foto: Evelson de Freitas
Até 25 de junho, o Sesc Consolação recebe a peça Blanche, mais recente trabalho do Centro de Pesquisa Teatral (CPT/Sesc) e Grupo de Teatro Macunaíma. Dirigido por Antunes Filho, o espetáculo é inspirado em Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams, e conta a história das descendentes de uma decadente família tradicional do sul dos Estados Unidos. Uma das peculiaridades de Blanche é o idioma: o espetáculo é falado pelos atores em “fonemol”, uma língua imaginária que permite ao espectador criar sua própria dramaturgia.
CIDADE VERDE
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Sesc apresenta ao longo de todo o mês ações educativas que estimulam a percepção de como lidamos com as questões ambientais. Em sua décima edição, a programação em diversas unidades valoriza o cuidado com as áreas verdes nas grandes cidades, incluindo praças, bosques e parques, ou a prática da agricultura e o plantio em hortas comunitárias, cada vez mais comuns nos centros urbanos.
Conheça a programação do Dia Mundial do Meio Ambiente 2016.
IDOSOS
De 24 a 30 de junho, o Sesc promove a edição 2016 da Semana de Prevenção de Quedas. Com o objetivo de conscientizar sobre fatores de risco de quedas em idosos nos domicílios, neste ano a programação tem como slogan “Era uma casa nada engraçada: tinha tapete, tinha escada”. As quedas representam uma das maiores causas de adoecimento, incapacidade e morte acidental na velhice. Diante desse quadro, a prevenção é uma estratégia para a conscientização do problema e a disseminação da importância da adoção de hábitos e mudanças de comportamento que evitem acidentes domésticos.
Conheça a programação e participe!
EM CENA
Foto: Jennifer Glass
O Sesc Ipiranga recebe, em junho, as três peças da Trilogia Abnegação, do grupo Tablado de Arruar. Criados ao longo dos anos 2014, 2015 e 2016, os espetáculos trazem histórias inspiradas na trajetória de um partido político, a partir de pontos de vista diversos. Além dos espetáculos, durante a temporada há também duas oficinas e ciclo de debates.
Fique por dentro da programação no portal Sesc São Paulo.
VIDA DE CENÓGRAFO
Em abril, as Edições Sesc São Paulo lançaram o livro Cenograficamente: da Cenografia ao Figurino, do pernambucano José de Anchieta Costa, um dos principais cenógrafos e figurinistas do Brasil. O livro reproduz trabalhos decenografia e figurino de Anchieta e desvenda suas memórias, influências, realizações e técnicas. Organizada em quatro partes bastante distintas, a obra traz detalhes da vida pessoal e artística do cenógrafo que revelam a origem e a lógica de seu processo criativo.
Conheça mais sobre a publicação das Edições Sesc.
“Os gregos escreveram sobre os deuses do seu tempo. Garrincha é como um deus de nossa época. Se estamos diante de uma história escura, é essencial que se traga luz e leveza para contá-la.”
Robert Wilson, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. O diretor esteve com o espetáculo Garrincha no Sesc Pinheiros de 23 de abril a 29 de maio.
“Se você é ruim, não digo que você é bom. Digo que você é realmente ruim. Mas é bom ser ruim. Tem que ser ruim para descobrir algo”
Philippe Gaulier, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. O professor de atuação francês esteve no Centro de Pesquisa e Formação para o lançamento do livro O Atormentador (Edições Sesc), em abril.