Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

Cultura Esportiva

Programação especial inspirada nos Jogos Olímpicos estimula o interesse por diversas modalidades

Foto: Divulgação

Desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896, até a 28ª Edição, em 2016, o esporte acompanha transformações sociais, políticas e econômicas. Para retomar a memória das 28 edições das Olimpíadas e difundir a cultura esportiva, o Sesc promove, até dezembro deste ano, a programação Edição 28: A Trajetória do Esporte, com vivências, festivais, encontros com atletas, exposições, instalações e outras atividades gratuitas nas unidades.

A democratização do esporte e o estímulo à prática esportiva são alguns dos legados que o Sesc pretende deixar após os Jogos Olímpicos Rio 2016. “As ações da Edição 28 contribuem para a ampliação do conhecimento sobre o esporte e para a reflexão desse fenômeno como elemento social, cultural e educativo”, afirma a assistente técnica da Gerência de Desenvolvimento Físico Esportivo Alessandra Galvão. “É o momento para diversificarmos as possibilidades de atividades, contribuindo com o acesso à experimentação e com a inclusão do esporte no dia a dia.”

Os bate-papos, encontros, debates e exibições de filmes promovem reflexões sobre o esporte e suas relações com aspectos socioculturais. Como parte da programação, até dezembro diversas unidades recebem o projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, com exibição de documentários sobre a participação brasileira em Olimpíadas contada pelos atletas que representaram o país nos Jogos.

Outro destaque da programação é Esporte em Jogo, que até outubro reúne no Sesc Vila Mariana especialistas da área de esportes, jornalistas, acadêmicos, atletas, técnicos e outros convidados para discutir o esporte no país. Até setembro, o Sesc Bom Retiro recebe o projeto Passaporte Esportivo, programação com aulas abertas, encontros e bate-papos relacionados a diversas modalidades olímpicas e paralímpicas na qual o público poderá retirar um “passaporte” na unidade e carimbá-lo a cada participação.
 

“É o momento para diversificarmos as possibilidades de atividades, contribuindo com o acesso à experimentação e com a inclusão do esporte no dia a dia”

Alessandra Galvão, assistente técnica da Gerência de Desenvolvimento Físico Esportivo

 

Conheça a programação da Edição 28.

 

Blanche

Foto: Evelson de Freitas

Até 25 de junho, o Sesc Consolação recebe a peça Blanche, mais recente trabalho do Centro de Pesquisa Teatral (CPT/Sesc) e Grupo de Teatro Macunaíma. Dirigido por Antunes Filho, o espetáculo é inspirado em Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams, e conta a história das descendentes de uma decadente família tradicional do sul dos Estados Unidos. Uma das peculiaridades de Blanche é o idioma: o espetáculo é falado pelos atores em “fonemol”, uma língua imaginária que permite ao espectador criar sua própria dramaturgia.

Saiba mais clicando aqui.

 

CIDADE VERDE

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Sesc apresenta ao longo de todo o mês ações educativas que estimulam a percepção de como lidamos com as questões ambientais. Em sua décima edição, a programação em diversas unidades valoriza o cuidado com as áreas verdes nas grandes cidades, incluindo praças, bosques e parques, ou a prática da agricultura e o plantio em hortas comunitárias, cada vez mais comuns nos centros urbanos.

Conheça a programação do Dia Mundial do Meio Ambiente 2016.

 

IDOSOS

De 24 a 30 de junho, o Sesc promove a edição 2016 da Semana de Prevenção de Quedas. Com o objetivo de conscientizar sobre fatores de risco de quedas em idosos nos domicílios, neste ano a programação tem como slogan “Era uma casa nada engraçada: tinha tapete, tinha escada”. As quedas representam uma das maiores causas de adoecimento, incapacidade e morte acidental na velhice. Diante desse quadro, a prevenção é uma estratégia para a conscientização do problema e a disseminação da importância da adoção de hábitos e mudanças de comportamento que evitem acidentes domésticos.

Conheça a programação e participe!

 

EM CENA

Foto: Jennifer Glass

O Sesc Ipiranga recebe, em junho, as três peças da Trilogia Abnegação, do grupo Tablado de Arruar. Criados ao longo dos anos 2014, 2015 e 2016, os espetáculos trazem histórias inspiradas na trajetória de um partido político, a partir de pontos de vista diversos. Além dos espetáculos, durante a temporada há também duas oficinas e ciclo de debates.

Fique por dentro da programação no portal Sesc São Paulo.

 

VIDA DE CENÓGRAFO

Em abril, as Edições Sesc São Paulo lançaram o livro Cenograficamente: da Cenografia ao Figurino, do pernambucano José de Anchieta Costa, um dos principais cenógrafos e figurinistas do Brasil. O livro reproduz trabalhos decenografia e figurino de Anchieta e desvenda suas memórias, influências, realizações e técnicas. Organizada em quatro partes bastante distintas, a obra traz detalhes da vida pessoal e artística do cenógrafo que revelam a origem e a lógica de seu processo criativo.

Conheça mais sobre a publicação das Edições Sesc.

 

“Os gregos escreveram sobre os deuses do seu tempo. Garrincha é como um deus de nossa época. Se estamos diante de uma história escura, é essencial que se traga luz e leveza para contá-la.”

Robert Wilson, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. O diretor esteve com o espetáculo Garrincha no Sesc Pinheiros de 23 de abril a 29 de maio.

 

“Se você é ruim, não digo que você é bom. Digo que você é realmente ruim. Mas é bom ser ruim. Tem que ser ruim para descobrir algo”

Philippe Gaulier, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. O professor de atuação francês esteve no Centro de Pesquisa e Formação para o lançamento do livro O Atormentador (Edições Sesc), em abril.