Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

No mundo das letras

Retratos de uma tragédia

Trechos da obra-prima de Euclides da Cunha (Os Sertões) transformados em imagens. Foi assim que Paulo Barreto interpretou a guerra de aniquilação que arrasou Canudos, em obra publicada pela Editora Senac São Paulo. Com sensibilidade e domínio da linguagem gráfica, o artista registra episódios da “guerra entre irmãos”, em que milhares de sertanejos foram vítimas da intolerância na recém-criada república brasileira.

Cultura e sociologia

A evolução dos tempos modernos produziu alterações significativas nas atividades culturais, a começar pelo impacto da televisão e seus efeitos sobre os hábitos de leitura, opções de lazer e gosto musical.

Em Sociologia das Práticas Culturais, obra lançada pelas Edições Sesc São Paulo, o francês Philippe Coulangeon analisa essas mudanças e oferece farto material de pesquisa, propício a uma análise mais complexa da realidade das práticas culturais e suas consequências na sociedade.

O papel do conhecimento

Inovar tornou-se palavra de ordem tanto para nações emergentes no cenário mundial como para empresas necessitadas de garantir sobrevivência e sucesso. Essa mudança de paradigma trouxe para o centro das atenções a gestão do conhecimento, a base da inovação. A implementação dessa nova ordem é abordada de forma moderna e bem fundamentada por um grupo de autores cujos textos foram reunidos pela Editora Senac em Gestão do Conhecimento. O resultado é uma ferramenta de muita utilidade para profissionais e organizações interessados em bem administrar o conhecimento.