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Saúde mental e envelhecimento: uma experiência com estimulação cognitiva
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MARLUCE AUXILIADORA BORGES GLAUS LEÃO (1)
ELIANA DE FÁTIMA ALMEIDA NASCIMENTO (2)
JOELITA PESSOA DE OLIVEIRA BEZ (3)
YURI BORGES GLAUS LEÃO (4)
RESUMO
A otimização cognitiva é uma atividade terapêutica fundamentada na teoria life span da Psicologia, que comporta a noção do desenvolvimento humano ao longo do ciclo vital, em termos de potencialidades e limites. Relata-se uma oficina desenvolvida em um projeto educativo para adultos maduros e idosos, cujo objetivo foi estimular as funções mentais junto dessa população, para melhoria de seu desempenho cognitivo e global. Trata-se de uma abordagem teórico-vivencial de ativação dos níveis de cognição, do afeto, da criatividade e da motivação, além da assimilação de conhecimentos metacognitivos e relativos ao autocuidado. Participaram do grupo 40 pessoas, com média de idade de 67 anos e 7 de escolaridade. Utilizaram-se exercícios para evocação de vários subsistemas de memória, cálculo, resolução de problemas, orientação espaçotemporal, atenção, compreensão, entre outras funções. A maioria citou boas condições de saúde geral e, como principal motivo para a busca da oficina, os pequenos esquecimentos na vida diária.Constatou-se a melhoria das condições de saúde percebida, especialmente da memória. Conclui-se que essa oficina favoreceu os ganhos cognitivos, afetivos e de socialização dos participantes, corroborando dados de pesquisa sobre atividades que potencializam a crença pessoal de capacidade de bom desempenho da memória na velhice como preditores de saúde.
Palavras-chave: envelhecimento; saúde mental; estimulação cognitiva; autoeficácia.
ABSTRACT
The cognitive optimization is a therapeutic activity based on the life span psychological theory, which includes the notion of human development, throughout the life cycle, in terms of potential and limits. This report refers to a workshop that aimed at optimizing capabilities and mental functions of adults over 50 years old, improving their cognitive and global performance. Using a theoretical and experiential approach, the team intended to stimulate mental functions such as cognition, affection, creativity and motivation in the participants and metacognitive knowledge assimilation related to health self-care. Forty people formed the group, composed by participants who are 67 years old in average who had 7 years of school education. Exercises were used to evocate many kinds of subsystems of memory, calculation, resolutions of problems, time and space orientation, attention, understanding, among others. Most of them had good health and the main reason why they have looked for this kind of workshop was due to small oversights in everyday life. The self-report done by the participants after the workshop pointed out these activities were an effective strategy to improve their perceived health, especially regarding memory. The conclusion was that this workshop promoted better autonomy and cognitive, affection and social gains for the participants. It corroborates research data on activities that enhance one's personal belief of memory performance in old age as a health indicator.
Keywords: aging; mental health; cognitive stimulation; self-efficiency.
(1) Doutor em Ciências Biomédicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e docente do Curso de Psicologia da Universidade de Taubaté. E-mail: mgleao08@gmail.com
(2) Mestre em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP) e docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Taubaté. E-mail: efanascimento@yahoo.com.br.
(3) Fisioterapeuta e mestre em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). E-mail: joelita@ig.com.br
(4) Aluno do Curso de Psicologia na Universidade de Taubaté. E-mail: yuriborges88@hotmail.com