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Educação e envelhecimento: fundamentos e perspectivas

Foto: Nilton Silva
Foto: Nilton Silva

JOHANNES DOLL (*)

RESUMO

O artigo aborda as diferentes interfaces entre educação e envelhecimento. Em um primeiro passo, analisa o conceito de “educação” mostrando a origem da palavra e seu desenvolvimento histórico. O artigo dá um enfoque especial para o desenvolvimento da educação de adultos como uma das bases para uma educação da terceira idade. Em um segundo passo são abordadas as três grandes áreas que constituem a gerontologia educacional: atividades educacionais com pessoas idosas, o envelhecimento como tema da educação e a formação profissional de quem lida com pessoas idosas e envelhecimento. O artigo termina desenvolvendo perspectivas para o trabalho educacional com pessoas idosas e destaca a necessidade de promover um ensino de conhecimentos gerontológicos para o público em geral e, de forma especial, para os profissionais que lidam com pessoas idosas e envelhecimento. 

Palavras-chave: educação, envelhecimento, educação de adultos, terceira idade.

 

ABSTRACT

The article addresses the different interfaces between Education and Aging. Firstly, it analyses the concept of “Education” from the standpoint of its etymological origin and historical development, giving a special focus to the development of Adult Education as one of the foundations of elderly education. Secondly, it analyses the three major areas of Educational Gerontology: educational activities whith elderly people, aging as a theme in Education and professional training for those who work with older people and aging. Finally, the article develops perspectives for educational activities with older people, stressing the need to provide appropriate gerontology training for people in general, particularly for professionals who work with older people. 

Keywords: education, aging, adult education, old age

 

(*) Graduado em Teologia Católica e Educação (Alemanha); Mestrado em Educação (UFRGS), Gerontólogo (Universidade de Heideiberg, Alemanha); Doutor em Filosofia (Universidade Koblenz-Landau, Alemanha); Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Coordenador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre o envelhecimento - UFRGS. email: johannes.doll@ufrgs.br