Postado em
Questões do Envelhecimento e Suas Relações com o Processo de Ensino-aprendizagem
Rita de Cássia M. T. Stano (*)
RESUMO
Neste artigo se pretende buscar subsídios no próprio processo de envelhecimento para pensar um fazer pedagógico específico à educação de gerações. Quem é este sujeito que atualmente é denominado “terceira idade” ou “idoso e idosa”; quem se aloja neste corpo que enruga, mudando os ritmos e as habilidades; quais as possibilidades de olhar pode-se ter para recriação de uma nova paisagem geracional e como esse sujeito velho se configura como aprendiz. Estas e outras questões estarão permeando este exercício reflexivo, numa postura de cuidado e escuta.
Palavras chave: processo de envelhecimento, fazer pedagógico, sujeito velho, aprendiz idoso.
ABSTRACT
The purpose of this article is to search for ideas in the aging process to conceive a specific pedagogical methodology aimed at the education of future generations. The questions which will be permeating this reflexive exercise, with a caring and listening attitude, are as follows: -Who’s the subject of this label “older age” or “elderly man or woman?; - Who’s being sheltered in this body that wrinkles, changing its rhythms and abilities?; -Which alternative ways of seeing can be employed to recreate a new generational landscape and how this older person can be viewed as a learning individual?”.
Keywords: aging process, pedagogical methodology, older individual, older learning individual.
(*) Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; professora adjunta de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Itajubá; coordenadora do Curso de Extensão Educação Continuada para a Terceira Idade. email: ritastano@gmail.com