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A Formação Gerontológica no Brasil
ANITA LIBERALESSO NERI (*)(1)
RESUMO
A Gerontologia é uma área relativamente nova no Brasil. Nos anos 1960 foram fundadas as primeiras sociedades científicas e profissionais em Geriatria e em gerontologia, bem como os primeiros programas brasileiros destinados à Terceira Idade. Ao longo dos anos 1980, apareceram os primeiros departamentos acadêmicos e residências em Geriatria, assim como disciplinas isoladas e cursos de especialização sobre envelhecimento em várias áreas acadêmicas. Desde os anos 1990, o estabelecimento de alguns programas de mestrado e doutorado têm estimulado a pesquisa no campo gerontológico. Em conjunto, essas instituições têm tido forte influência sobre o treinamento de recursos humanos, a constituição dos campos profissional e científico da Geriatria e da gerontologia, e a construção da velhice como categoria social. Nos últimos anos, o estabelecimento da Gerontologia como profissão tem sido um desafio crescente às instituições educacionais e às profissões tradicionais. A tensão tem se ampliado devido ao aparecimento de políticas públicas que sugerem que os campos educacional e profissional da Gerontologia podem ser criados por lei também por causa das mudanças econômicas e sociais observadas em várias carreiras e no mercado profissional de modo geral. Todavia, o estabelecimento de um campo profissional não é propriamente uma questão de vontade, mas um processo que inclui: a) Uma gradual especialização dos serviços considerados como úteis e relevantes pela população; b) A criação de associações profissionais específicas com duas funções básicas – o estabelecimento de critérios para a diferenciação de pessoas qualificadas e não-qualificadas e a constituição de um código de ética a ser seguido pelos qualificados; c) O estabelecimento de uma formação específica baseada num corpo sistemático de conhecimentos, métodos e dados empíricos; d) O desenvolvimento de uma cultura profissional entre os membros. A construção da Gerontologia como campo profissional unificado ou múltiplo está ainda em seus primórdios no Brasil.
Palavras chave: educação gerontológica. história da gerontologia. Brasil.
ABSTRACT
Gerontology is a relatively new field in Brazil. The first scientific and professional Brazilian societies of geriatrics and gerontology have been founded in the years 1960, as well as the first educational and social programs addressed to the Third Age. The first academic departments and residences in Geriatrics have been created along the 1980’s, as well some isolated academic subjects on aging, in several academic areas. Since the 1990’s, the establishing of a few graduate programs has been stimulating research on aging issues. Jointly, these institutions have had a strong influence on the training of human resources, the constitution of the professional and scientific fields of geriatrics and gerontology, and the definition of old age as a social category. In the last years, the establishing of gerontology as a professional field has been a growing challenge to the educational institutions and to the traditional professions. The tension have been enhanced by public policies suggesting that the professional and educational fields of gerontology could be created by law, as well as by the ongoing economic and social changes in several careers and in the professional market in general. However, the establishing of a professional field is not properly a matter of will, but a process that includes: a) A gradual specialization of services, considered as useful and relevant by the population; b) The creation of specific professional associations with two main functions – the establishing of criteria to the differentiation of qualified and not- qualified people, and the elaboration of an ethic code to be followed by those who are qualified; c) The establishing of a specific formation based on a systematic set of theories, methods and empirical data; d) The development of a professional culture among its members. The building of gerontology as a unified or multiple professional field is still at its beginning in Brazil.
Keywords: gerontological education. history of gerontology. Brazil.
(*) Psicóloga .Professora Titular na UNICAMP onde ensina e pesquisa sobre Psicologia do Envelhecimento
(1) Palestra proferida no II Encontro Internacional de Gerontologia Social, promovido pelo SESC Avenida Paulista, em São Paulo, em 9 de novembro de 2004.