Postado em
A capacitação da polícia civil no atendimento ao idoso
Para acessar a integra da publicação, clique no link à esquerda
PATRÍCIA LUÍZA COSTA (1)
PAULO GUILHERME SANTOS CHAVES (2)
RESUMO:
A regulamentação da Política Nacional do Idoso estimulou a proliferação de programas e associações destinados aos idosos no Brasil, assim como os movimentos assistenciais e sócio-culturais, e os estudos teóricos e empíricos voltados para a área do envelhecimento populacional. Apesar disso, pouco se tem pesquisado sobre o problema da violência contra o idoso no âmbito da segurança pública.
Pensando nisso, formatou-se um curso de capacitação para o corpo de servidores que atuam na Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso - DEPI, da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, com o objetivo de, entre outros, a partir de uma abordagem transdisciplinar, fornecer-lhes conhecimentos básicos, nos níveis morfológicos, clínico, fisioterápico, para capacitação de agentes de polícia civil, na área de gerontologia e comportamento.
Palavras-chave: polícia; proteção; capacitação
(1) Mestre em administração pela FGV, doutora em química analítica pela UNICAMP, detetive da divisão psicopedagógica da polícia civil de Minas Gerais.
(2) Especialista em Geriatria e Gerontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Responsável pelo Curso de Gerontologia aplicada ao Agente Policial Civil da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais e pelo Projeto de Violência Doméstica contra o Idoso da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso de Belo Horizonte.