Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Estímulo à produção cultural

Numa sociedade democrática, é fundamental que os diversos grupos de interesse encontrem canais de expressão e de participação social. Este é um dos principais papéis que o Sesc desempenha junto à população desde sua fundação, em 1946, ao valorizar a cultura em sua multiplicidade de manifestações e linguagens.

A importância do estímulo à produção cultural por meio do investimento em equipes capacitadas, estruturas e equipamentos ganha lugar de reconhecido destaque no modo como a instituição orienta sua programação. Levadas à prática em 32 unidades no Estado de São Paulo, tais ações têm como meta, além de promover a ação cultural em seu sentido mais amplo e renovador, proporcionar base para o efetivo desenvolvimento do indivíduo, de suas capacidades e interesses.

Instituição criada e mantida pela iniciativa dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo e comprometida com a democratização do acesso do público aos bens simbólicos e materiais de qualidade, o Sesc se empenha em desenvolver um conjunto de atividades nos campos da arte, esporte, educação ambiental, saúde, turismo social, terceira idade, desenvolvimento infantil e alimentação, e em atender públicos das mais diferentes faixas etárias e condições sociais, com ênfase nos estratos de menor renda.

Com um trabalho reconhecido como referência no universo artístico, o Sesc desenvolve projetos e programas que abrem espaços de experimentação e aprimoramento a talentos emergentes nas diversas formas de manifestação da arte, como a música, o teatro, a dança e as artes plásticas e visuais.

Os empresários do setor, criadores e mantenedores do Sesc, entendem que o incentivo à produção de cultura, além de criar um círculo virtuoso, gerador de emprego e renda, atua como amálgama na construção de um corpo social inclusivo e consciente de suas potencialidades.

Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo.