Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Mesa sem desperdício

O Sesc Itaquera recebeu no dia 11 de novembro o Encontro Anual do Mesa Brasil Sesc São Paulo, cujo programa fomenta a parceria entre empresas e instituições sociais com o objetivo principal de diminuir o desperdício de alimentos e enfrentar a fome, por meio de ações educativas.  Durante o encontro, que reuniu o diretor regional do Sesc São Paulo Danilo Santos de Miranda (foto), representantes empresariais e instituições sociais parceiros do programa na capital, foram homenageados voluntários e empresas pelo êxito da iniciativa. Em ambiente que fazia alusão a uma feira livre, os participantes puderam conhecer melhor sobre alimentos orgânicos, horta caseira, slow food, utensílios regionais e aproveitamento integral dos alimentos.


Um canal diferente: SescTV

O SescTV acaba de obter junto ao Ministério da Cultura seu credenciamento como canal exclusivo de programação composta por obras cinematográficas e audiovisuais brasileiras, conforme Portaria nº 137, publicada em 27 de outubro último. Com a medida, o canal tem reconhecido o seu diferencial de privilegiar a produção independente, abrindo espaço para o talento e a criatividade de produtores audiovisuais comprometidos com a difusão cultural.

Boa rima

Atividades na área do cinema, da música e do teatro infantil compuseram a programação especial Embarque no Sorrir...Vamos nos Divertir, realizada pelo Sesc Interlagos, em outubro. Entre os destaques, as montagens Artimanhas do Arco da Velha, com a Cia. Farnel de Artes (no dia 10) e Os Três Cavalos Encantados, com a Salamandra Teatro e Cia. Ludoteca (no dia 12); a apresentação do sexteto de metais da Orquestra ARS Musicalis (no dia 17); e a exibição do curta-metragem de animação Josué e o Pé de Macaxeira (foto), de 2009, de Diogo Pereira Viegas (no dia 24).

Vale a pena ver de novo

O clássico de 1966, do dramaturgo Plínio Marcos, Dois Perdidos Numa Noite Suja ganhou nova montagem – apresentada no Sesc Osasco, no dia 13 de novembro. Desta vez, a direção é de André Garolli, ator do grupo de Teatro Amador Produções Artísticas (Tapa) e diretor da Cia. Triptal, e traz os atores Igor Kovalewski e Reinaldo Taunay interpretando, respectivamente, Paco e Tonho, os desventurados do título.

O céu é o limite

Thomas Máximo, 9 anos, um belo dia quis voar. E qual foi sua surpresa quando, numa aula de ginástica, seu salto foi tão alto que nem um recordista olímpico conseguiria reproduzir? Esse é o enredo de Pelos Ares, espetáculo infantil apresentado no Sesc Consolação, nos dias 2, 6, 15 e 20 de novembro. A montagem é da Cia. Provisório-Definitivo e volta à unidade em dezembro, nos dias 4, 11 e 18.

Da raça humana

O Sesc Santos apresentou, no dia 6 de novembro, o espetáculo de dança japonês, inédito no Brasil, Secrets of Mankind – Os Segredos da Humanidade. A obra é da Cia. Dairakudakan Temputenshiki, liderada por Akaji Maro, mentor do grupo composto por 22 bailarinos. Dividida em dez atos, Secrets of Mankind evoca elementos da vida, como o mistério, as dualidades morais e a revelação trazida pela morte.

“Estou interessado na cultura brasileira (...). Quero ver a cultura antiga do Brasil. Velhas pinturas, velha arquitetura. Porque eu adoro conhecer as raízes de uma cultura”

O músico e escritor Lou Reed em entrevista à Folha Online (www.folha.uol.com.br). O artista apresentou o show Lou Reed’s Metal Machine Trio: MM3. Sem Canções e Sem Vocais, nos dias 20 e 21 de novembro, no Sesc Pinheiros. A atividade fez parte da programação da Mostra Sesc de Artes 2010

Sesc na Mostra

Em sua 34ª edição, a Mostra Internacional de Cinema repetiu a parceria com o CineSesc – um de seus pontos de exibição. Entre os filmes que compuseram a programação da unidade, destaque para O Estranho Caso de Angélica (foto), de 2010, do cineasta português Manoel de Oliveira, no dia 30 de outubro, e para a nova produção do norte-americano Woody Allen, Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos (2010), exibido no dia 2 de novembro.

Fatos e fotos

Resultado de um curso de etnofotografia ministrado no Sesc Pinheiros, de 18 a 31 de outubro, a exposição Pinheiros, Nosso Bairro Nossa Gente reúne o trabalho dos participantes, que, por meio das imagens, buscaram representar as influências dos diferentes modos de vida dessa região da Zona Oeste de São Paulo. São abordados nas fotos aspectos da arquitetura, das profissões, da arte, do farto comércio e também das festas populares do bairro. A mostra fica em cartaz até o dia 30 de janeiro de 2011.

Buuu!

A vida de Vitor Aligheri seguia como a de qualquer outro menino da cidade grande até a chegada do Tio Ademar desencadear uma série de fatos inexplicáveis. Quem conta a história desses episódios misteriosos é a Cia. O Grito na peça 1001 Fantasmas, encenada no Sesc Santo André de 2 de novembro a 12 de dezembro.

Na parede e na pele

A proposta é trazer artistas visuais de diferentes estilos para “instalarem” suas obras em grandes painéis no foyer do teatro do Sesc Santana. A atual edição, inaugurada no dia 17 de outubro e programada para até 17 de dezembro, é assinada por Binho Martins. Martins tem uma produção conhecida pela releitura de signos religiosos de várias culturas, em obras que transitam pela arte de rua, pelo design gráfico e pela tatuagem.

Sul mais humano

O Sesc São Paulo e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República realizaram, no dia 19 de novembro, a 5ª. Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, no CineSesc, em São Paulo. O evento, que teve produção da Cinemateca Brasileira, atingiu 20 capitais brasileiras – reunindo 41 filmes a representarem dez países sul-americanos. A programação destacou ainda homenagem ao ator argentino Ricardo Darín, a retrospectiva Direito à Memória e à Verdade e uma seção de títulos contemporâneos. Entre as autoridades presentes na abertura, estiveram o ministro Paulo Vanucchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, e o superintendente de comunicação social do Sesc, Ivan Paulo Gianinni.

Histórias possíveis

O bunraku, teatro de bonecos japonês, é uma herança da cultura popular usada originalmente para contar histórias do Japão antigo. No mundo ocidental, a técnica se tornou uma das mais admiradas formas de teatro de animação. Algumas das suas encenações puderam ser vistas no projeto Histórias e Técnicas Animadas, realizado pelo Sesc São Caetano em novembro. Entre os destaques, A Cuca Fofa de Tarsila, com a Cia. Articularte, no dia 6, e Cidade Azul (foto), da Cia. Truks, no dia 13.


Noite estrelada

Um grande acontecimento por si só, o lançamento da Caixa Preta, discografia completa do músico Itamar Assumpção – com mais dois inéditos, ganhou ainda o reforço de uma série de shows de primeiríssima. No palco, grandes nomes da MPB fizeram releituras de músicas de Itamar durante todo o mês de outubro, no Sesc Pompeia. Entre as apresentações, uma teve sabor especial: a reunião, na noite de 30 de outubro, da banda Isca de Polícia, que acompanhava o homenageado, com a cantora Zélia Duncan (foto) e o mago da percussão Naná Vasconcelos.