Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Da Redação

A presença da imagem na sociedade contemporânea é quase onipresente. Plasmas, televisores, telões, monitores, celulares, entre outros aparelhos, transmitem sem cessar cenas de todo o tipo – e, por conta das novas mídias, capturam nossa atenção no metrô, no ônibus, no táxi, numa caminhada pela rua e inclusive nos elevadores. A todo o momento, diversas representações visuais buscam nossos olhos com os apelos mais diversos – é a chamada sociedade de imagens, que por vezes substitui o uso das palavras e prescinde dos sons. A matéria de capa aborda o fenômeno, com seus reflexos no cotidiano.

Em Entrevista, a antropóloga e escritora Carmen Junqueira conta de seu período entre os índios Cinta Larga e Kamaiurá e esmiúça sentimentos como amor e ciúme nessas comunidades.

Os 60 anos da televisão brasileira são analisados no Em Pauta em artigos exclusivos pelas professoras Esther Hamburguer, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), e Rosa Maria Bueno Fischer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

O jornalista e escritor Daniel Piza, em Encontros, fala sobre jornalismo cultural e a produção literária. Em Depoimentos, o cartunista Fernando Gonsales comenta sua obra.

A história do edifício Ouro para o Bem de São Paulo é tema do Almanaque Paulistano, e a Biblioteca de São Paulo, no antigo espaço do Carandiru, ocupa a seção Vistas Contemporâneas.
Entre as reportagens, perfil do poeta Cruz e Sousa, a popularização da música erudita e as posturas corporais adequadas no dia a dia de trabalho.

O roteirista e escritor Marçal Aquino comparece com o conto Reportagem em Inéditos.
No Em Cartaz a programação de dezembro do Sesc São Paulo.


Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc São Paulo.