Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Cultura e Desenvolvimento Social

A criação do Sesc, iniciativa dos empresários do setor do comércio de bens e serviços, proporcionou, ainda em meados da década de 1940, um projeto de desenvolvimento para o país que se empenhava em associar desempenho econômico e avanço social.

Diante de uma urbanização acelerada que acompanhava o crescimento da indústria e do comércio no Brasil, a ação do Sesc propunha trazer ao primeiro plano das discussões a importância da intensificação do bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do setor e seus familiares, bem como da comunidade em geral.

Essa iniciativa reafirma-se hoje em programas levados à prática em 32 centros culturais e desportivos do Sesc no Estado de São Paulo, em seu canal de TV (o SescTV), no portal de internet www.sescsp.org.br e na produção de CDs, DVDs e livros que ampliam o alcance do trabalho da entidade.

São realizações em campos diversos como cultura, esporte, educação ambiental, turismo social, terceira idade, desenvolvimento infantil, saúde e alimentação que procuram proporcionar o contínuo crescimento crítico e renovador do indivíduo. Marca de uma proposta não raro premiada e apontada como referência para o cenário nacional, parte destas ações efetiva-se pela apreciação artística.

O Sesc, dirigindo-se aos diferentes públicos, tem apresentado os mais renomados profissionais brasileiros e internacionais, por meio de festivais, mostras, espetáculos e atividades que aproximam o público de uma recente e instigante produção cultural.

Promover e estimular a compreensão de nossa sociedade e das questões que a ela se colocam, como o lugar da imagem nas relações contemporâneas que se estabelecem, é, assim, parte importante desta iniciativa.

Os empresários do setor, mantenedores do Sesc, compreendem que é a partir do espaço aberto à discussão das realidades do conjunto da sociedade que são favorecidas as condições para o desenvolvimento de uma comunidade consciente, inclusiva e efetivamente participativa.