Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Da Redação

O horário do almoço paulistano, dada a quantidade de habitantes que trabalham e comem fora, é uma grande obra de engenhosidade e criatividade. Com o tempo, por conta de questões de trânsito e de praticidade, contrariando um costume antigo, a maioria das pessoas deixou de voltar para casa nessa hora – e uma das razões é que a mulher, até então apenas no papel de mãe ou esposa, agora também é parte integrante do mercado de trabalho. Essa nova realidade gerou criações como a comida por quilo e as temakerias, que mostram a diversidade das cozinhas oferecidas pela metrópole.

Em Entrevista, o sociólogo Renato Ortiz comenta os impactos da globalização sobre a cultura e seus efeitos na produção cultural. A nova literatura brasileira, com seus romancistas e poetas, é discutida em artigos inéditos no Em Pauta pelo professor e crítico Fábio Lucas e pelo ensaísta e poeta Claudio Willer.

A história do Edifício Guinle, na rua Direita, é contada no Almanaque Paulistano. No Vistas Contemporâneas, o destaque é a mostra do fotógrafo americano Steve McCurry. Um dos grandes pesquisadores em antropologia dos esportes, José Paulo Florenzano, em Encontros, fala da importância da democracia corinthiana. Em Depoimentos, o instrumentista João Parahyba discorre sobre sua produção musical. Entre as reportagens, o universo imagético das montagens de Antunes Filho, perfil do compositor Assis Valente e os benefícios da atividade física. O poeta e compositor Aldir Blanc está em Inéditos.No Em Cartaz a programação de janeiro do Sesc São Paulo.

Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc São Paulo.