Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Editorial

REVISTA E - MARÇO 2008
Net art, mp3, coletivos - esses são apenas alguns dos nomes surgidos recentemente no mundo da arte por conta de uma nova postura criativa e por intermédio das modernas tecnologias de comunicação. A rigor, conceitos e paradigmas estão sendo modificados, de maneira veloz, com implicação direta no que é oferecido ao público. Por conta dessas mudanças, discutem-se questões como autoria, originalidade, produção e veiculação, obrigando a cultura a se reinventar sob outros princípios. É do que trata nossa matéria de capa, ao focalizar criações coletivas e a apropriação de conteúdos.

Na Entrevista, a professora e escritora Leda Tenório da Motta analisa a crítica literária e a literatura contemporânea brasileira.

Em Encontros, o curador e professor Nelson Aguilar fala de bienais e do mercado de arte no Brasil. Em Depoimento, o cineasta americano Kenneth Anger comenta sua produção underground.

O Em Pauta discute o papel que cada pessoa pode desempenhar para minorar o aquecimento global, em artigos exclusivos do economista Hugo Penteado e do professor Marcos Reigota.

O Campo de Marte é o destaque de Almanaque Paulistano e a exposição Resgate do Brasil holandês é tema de Vistas Contemporâneas.

Entre as reportagens, o teatro de Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha, a dança e a tecnologia e o uso da ioga como ginástica e meditação.

Ramon Suarez é o conto de Fábio Campana em Ficção Inédita.


Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do Sesc São Paulo