Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Livros digitais

Imagens: Reprodução
Imagens: Reprodução

Pela leitura embarcamos para lugares diferentes ou inventados, como no romance As Cidades Invisíveis (Companhia das Letras, 1990), de Ítalo Calvino. Espaços onde conhecemos novas culturas e personagens. Para isso, o acesso gratuito a publicações pelo meio digital possibilitou uma forma de viajar sem sair de casa. São muitas as opções de obras em língua portuguesa, inglesa e outros idiomas em sites de bibliotecas, aplicativos ou redes sociais. Neste momento, muitas editoras também disponibilizaram gratuitamente para download diversos títulos e coleções. Outras oferecem pacotes de acesso por um determinado período. Há também o caso de autores e autoras que promovem discussões e leituras em seus perfis no Facebook, Instagram ou YouTube. Romances, poesias, crônicas, biografias, quadrinhos e outros gêneros literários atendem a um público de idade e gosto diversificados. E você? Já escolheu o próximo enredo? Conheça algumas iniciativas:

 

Domínio Público

Lançado em 2004, este portal coloca à disposição dos internautas uma biblioteca virtual que buscanser referência para professores, alunos e pesquisadores, mas também para o público em geral. Nele é possível acessar obras literárias, artísticas e científicas. Conteúdos que já pertencem ao domínio público ou que tenham divulgação autorizada. Obras de grandes autores brasileiros, como Machado de Assis, e estrangeiros, caso de Fernando Pessoa, além de mestres da literaturande cordel e outros gêneros.

Acesse: www.dominiopublico.gov.br/

 

Biblioteca Digital da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

A Biblioteca Digital (BBM Digital) da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) reúne e disponibiliza gratuitamente um importante acervo de documentos sobre o Brasil. Entre os destaques, coleções de livros de literatura brasileira e história do país. Publicações que vão do século 16 ao início do século 20. Atualmente, mais de 3.500 títulos estão disponíveis para consulta ou para download.

Acesse: digital.bbm.usp.br/

 

Biblioteca Digital Mundial

Mapas, cartazes, obras digitalizadas e fotografias somam-se às publicações que podem ser visitadas nessa biblioteca, que conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Disponibilizado gratuitamente no site multilíngue, esse acervo abrange mais de 19 mil obras de 193 países e culturas de todo o mundo. 

Acesse: www.wdl.org/pt/

 

The New York Public Library

Fundada há mais de um século, a Biblioteca Pública de Nova York disponibiliza para o público (mediante cadastro no site) mais de seis milhões de obras, entre livros, e-books, audiobooks e outros conteúdos. No entanto, é outra iniciativa da NYPL que chama atenção: obras clássicas no formato de Stories (arquivo fixo na bio) no Instagram da instituição. Estão disponíveis obras como Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, e Metamorfose, de Franz Kafka. Destaque para as ilustrações e diagramação dos livros adequados ao formato da rede social.

Acesse: www.instagram.com/nypl/

 

revistae | instagram