Histórias por trás das histórias
Um projeto que pretende iluminar a obra do autor a partir de dados colhidos em sua trajetória
O livro, este objeto material e simbólico, pode ser entendido como resultado da técnica, enquanto mercadoria, e do intelecto, enquanto texto e imagem. Como obra acabada, a assinatura do autor pressupõe o fim de um longo processo – por vezes de uma vida inteira – culminado nas prateleiras das livrarias ou nas estantes das salas de estar.
A proposta das Histórias por trás das histórias é mostrar pequenos recortes dessa evolução da maneira mais simples: contanto um pouco da trajetória de alguns dos nossos autores. Ao revelar o perfil de cada um deles, seus livros recebem um novo tipo de luz, contribuindo para guiar o entendimento que se tem sobre sua obra, seja ela a que publicamos ou tudo aquilo que eles produziram até aqui.
Para este trabalho foram convidados Luiz Nadal (colunista na Revista Pessoa e mestrando na UERJ com projeto acerca do gênero perfil) e as jornalistas Cris Lisboa e Marília Pozzobom, parceiras em projetos de conteúdo (ambas com matérias publicadas em grandes revistas como a Rolling Stone, Trip e Noize).
Os autores escolhidos são Ivaldo Bertazzo, Tiago Novaes, Ademir Assunção, Fabiana de Barros, J.C. Serroni, Adauto Novaes, Vera Hamburger, Rosely Nakagawa, Eder Chiodetto e Mauro Maldonato – numa ação pensada especialmente para ser publicada durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2014. Se para a maioria dos leitores a vida dos autores ainda é um mistério, as Histórias por trás das histórias serão, no mínimo, reveladoras.
Boa leitura!
:: Tiago Novaes, o domador de vozes
:: Rosely tem olhos eternamente curiosos
:: Ivaldo, o reparador de sonhos
:: Ademir, o condutor de entrevistas
:: Serroni, o armador de cenários