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História de Vida e Habilidades Comunicativas de Idosos Institucionalizados

Foto: Izabel D'Elia
Foto: Izabel D'Elia

Jáima Pinheiro de Oliveira (1)
Tallita Gisella Leão dos Santos (2)

RESUMO

O presente estudo investigou aspectos da história de vida e de habilidades comunicativas  em idosos institucionalizados. O propósito principal era compreender os elementos envolvidos com a problemática do processo de envelhecimento e da institucionalização. O estudo foi realizado em uma instituição de longa permanência de uma cidade do interior do Paraná, com a participação de 14 idosos, de ambos os sexos, com idade variando de 66 a 79 anos. A análise documental, a entrevista semidirigida e observações de rotina da instituição conduziram o estudo por meio de abordagem qualitativa. Entre os resultados principais foram observados comportamentos de isolamento, relatos que indicam o desejo de ir embora da instituição, e até mesmo relatos que desconsideram a existência de membros da família. Os dados confirmam e caracterizam o processo de institucionalização vivido por esses idosos. Sobre as habilidades comunicativas, observou-se que sua emergência está fortemente ligada à história de vida desses idosos. Portanto, a interação entre pares e, conseqüentemente, a preservação dessas habilidades, podem ser favorecidas com elementos que partam dos relatos de vida. 

Palavras-chave: instituição de longa permanência para idosos, envelhecimento, linguagem.

ABSTRACT

The objective of the study was to investigate the life history and communicative abilities in sheltered elderly people. The study was arried out in a long-stay institution of a city in the interior of the Paraná State – Brazil, with a group of 14 seniors, with age varying between 66 and 79 years. Documental analysis, semi-structured interview and comments on the routine of the institution where used in the study, through qualitative interpretation. Among the main results, social isolation, accounts that indicate the desire to leave the institution, and even accounts that disregard the existence of members of the family, were observed. The data characterizes the institutionalization process experienced by these seniors. It was also observed that the emergency of theirs communicative abilities is strongly connected with their life history. The interaction between other people in the same situation, and, consequently, the preservation of these abilities, can therefore be favored with elements that arise from accounts of life. 

Keywords: long-stay homes for the aged, aging, language.

 

(1) Docente do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO),campus de Irati/PR; mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de São Carlos/SP. email: jaimafono@gmail.com

Bacharel em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus de Irati/PR; fonoaudióloga clínica emPato Branco/PR).