Postado em
Ensino interdisciplinar para atividades produtivas na terceira idade
Para acessar a integra da publicação, clique no link à esquerda
OFÉLIA GOMES MACHADO (1)
FRANCISCO ANTONIO PEREIRA FIALHO (2)
RESUMO:
Este artigo procura mostrar que é possível motivar pessoas da terceira idade a continuar seus estudos. Neste caso a experiência foi feita com aplicação de ensino interdisciplinar alterna tivo em que o professor era um facilitador. O educando, ao compreender a necessidade de dar continuidade à sua busca de conhecimentos, poderá ingressar na universidade ou visar uma reinserção no mercado de trabalho, onde novas atividades produtivas tornam-se possíveis, trocas sociais se juntam a remuneração. A metodologia consiste numa pesquisa bibliográfica para conhecer teoricamente o processo de envelhecimento, seguida de uma pesquisa de campo, com entrevistas informais e questionários aplicados.
Palavras chaves: motivação,educação,terceira idade.
_________________________________________
ABSTRACT:
This paper tries to show that it is possible to motivate senior citizens to continue their educational program. In this case modules of interdisciplinary studies were applied by teachers acting as facilitators. By understanding the need to continue their educational program, the students (senior citizens) will achieve new perspectives on self realization, social exchanges na remuneratio. The methodology consists on a bibliographic review in order to look at the process of becoming aged theoretically followed by a field research based on informal interviews and questionnaires applied.
Keywords: motivation, education, senior citizens.
(1) Matemática, pedagoga, especialista em psicopedagogia, doutora e mestre em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.
(2) Engenheiro eletrônico, psicólogo, mestre em engenharia do conhecimento e doutor em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina