Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Retratos da velhice: memória e fotografia

Foto: Gal Oppido
Foto: Gal Oppido

Para acessar a íntegra da publicação, clique no link à esquerda

 

FABIANA BRUNO (1)
ETIENNE SAMAIN (2)

RESUMO: 

Fotografia, memória, velhice... O que poderia haver de vínculo, de liga, de vida, entre esses três conceitos? Neste ensaio, propõe-se apresentar algumas reflexões decorrentes de uma pesquisa1 , que diz respeito às potencialidades das fotografias, quando se trata de pensarmos sobre como a memória de pessoas idosas se constrói e se organiza por meio delas.

Já sabemos da importância das imagens enquanto “despertadoras” de lembranças, de reminiscências. Não faltam experiências, aliás, bem-sucedidas2 do uso de imagens – geralmente fotografias – empregadas, efetivamente, para servir a gerar, alimentar, relançar e, finalmente, formar o que chamamos, ora relatos, ora histórias de vida. Colocados diante de uma imagem, de fato, somos, todos, de uma maneira ou de outra, convidados a penetrar na espessura de uma história, a entrar num tempo passado, reavivá-lo e reatualizá-lo por meio de palavras.

Sem deixar de reconhecer a devida importância dos relatos orais assim constituídos por meio e a partir de imagens, propõe-se, todavia, nesta reflexão, privilegiar as imagens, na medida em que elas são, pensamos, muito mais do que “maquinarias da lembrança”. Com poucas palavras, convidamos o leitor a encarar a memória das pessoas idosas como uma arquitetura singular que se edifica em torno do “quadro” de toda imagem e que se nutre, em seguida, de todo um “trabalho de pensamento” que as imagens realizam entre si, na medida em que são formas – portadoras de significações – em perpétuo trabalho de associação com outras formas.

Palavras-chave: memória; fotografia; velhice

(1) Jornalista e fotógrafa, mestre em multimeios pelo Instituto de Artes da UNICAMP.
(2) Mestre em antropologia social, doutor em ciências teológicas e religiosas, pesquisador de comunidades indígenas brasileiras, professor do Programa de Pós-graduação em Multimeios da UNICAMP.