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A vivência do espectador - uma abordagem comunicativa na mediação do trabalho social com idosos

Foto: Gustavo Boemer
Foto: Gustavo Boemer

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Shirlei Torres Perez (1)

 

RESUMO

Este trabalho parte do entendimento da vivência e da fruição artísticas como presença privilegiada no trabalho social com idosos, não como ferramenta ou instrumento, mas como possibilidade de exercício de percepção e fruição. Nesse contexto, propõe pensar o teatro do ponto de vista da comunicação, como sistema complexo, gerador de mediações sígnicas e cognitivas. A partir das proposições de Martín-Barbero, da educação pela comunicação, Edgar Morin, da educação para a complexidade, e Rancière, que trata do espectador emancipado, e da teoria corpomídia de Katz e Greiner, considera a experiência do espectador como vivência perceptiva e comunicativa que possibilita vivenciar e ressignificar a autonomia nos processos de comunicação cotidiana, tocando em questões como saberes, preconceitos, formas preconcebidas, entre outras, presentes fortemente no trabalho com o idoso. Essa visão impacta a proposição e mediação de espetáculos artísticos, na direção de uma ação mais criativa e aberta do agente social.

Palavras-chave: teatro; educação; mediação; trabalho social com idosos

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ABSTRACT

This work is based on the understanding of the experience and artistic enjoyment as a privileged presence in social work that involve older people, not as a tool or instrument, but s a possibility for the exercise of perception and enjoyment. Within this context, it proposes seeing theater from the point of view of communication as a complex system of semiotic and cognitive mediations generator. From the propositions of Martin-Barbero, education for communication, Edgar Morin, from education to complexity, Rancière, dealing with the emancipated spectator, and the Corpomedia Theory by Katz and Greiner, it considers the experience of the viewer as a perceptive and communicative experience which takes advantage of experience, reframing autonomy in the processes of everyday communication concerning issues such as knowledge, prejudice, preconceived forms and other subjects strongly present when working with the elderly. This view impacts on the proposition and mediation of artistic performances, towards a more creative and open action of the social agent.

Keywords: theater; education; mediation; social work with elderly

 

(1) Mestre e doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, bacharel em Teatro pela ECA USP, especialista em Sociologia do Lazer pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo e técnica do Sesc São Paulo – coordenadora de programação do Sesc Campo Limpo. email: shirlei@campolimpo.sescsp.org.br