Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Editorial

Para acessar a íntegra da publicação, clique no link à esquerda

 

O aumento da longevidade hu mana enquanto fenômeno mundial tem  provocado o surgimento de novas preo cupações e comportamentos. Os meios  de comunicação têm apresentado com  crescente frequência matérias relativas  ao envelhecimento do corpo e da mente Dietas alimentares, exercícios físicos, terapias alternativas, atividades culturais e de lazer, são alguns dos temas que compõem o receituário para uma velhice saudável.

Certamente a proliferação de programas de TV e de artigos de jornais ou revistas sobre essas questões é resultado do interesse cada vez maior dos brasileiros em incrementar sua qualidade de vida, já que atualmente é possível viver por mais tempo. Não há, é claro, quem possa negar a importância de se preparar para a velhice e para a aposentadoria. No entanto, tal preparo deve ser, sobretudo, emocional e intelectual para que os idosos percebam que, se, por um lado, o envelhecimento determina perdas, por outro, pode propiciar ganhos.

O idoso bem informado tem melhores condições de avaliar as recomendações veiculadas pela mídia, porquanto há muita gente que, com pouca ciência e muita ambição do lucro fácil, lança fórmulas milagrosas de rejuvenescimento. Medicamentos disfarçados de complexos vitamínicos que prometem curas para quase todos os males de saúde ou aparelhos de ginástica que transmitem a ilusão de produzirem corpos de adolescente, são alguns dos muitos produtos enganosos oferecidos para a clientela idosa ou de meia idade.

A conscientização do idoso acerca  da natureza do processo de envelhe cimento é um dos mais importantes objetivos do SESC de São Paulo em suas programações voltadas para essa faixa etária. Através de cursos, palestras e debates, os fenômenos biopsicossociais dessa fase da vida são objeto de reflexão permanente

A revista A Terceira Idade também está imbuída dessa filosofia de trabalho.  Seus artigos são dirigidos tanto ao público idoso, quanto ao pessoal especializado na busca da compreensão, cada vez mais abrangente e profunda, da senescência humana.

ABRAM SZAJMAN Presidente do Conselho Regional do SESC de São Paulo