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As imagens dos mais de 60 na tevê 60+: o papel das telenovelas globais na difusão da "cultura da longevidade"

Foto: Dani Sandrini
Foto: Dani Sandrini

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BELTRINA CÔRTE (1)

RESUMO
Quais são as imagens dos cidadãos acima dos 60 anos representadas nas telenovelas produzidas e exibidas na TV Globo em horário nobre? Esta foi a pergunta norteadora deste ensaio, que surgiu de várias inquietudes e preocupações, a respeito da velhice na mídia, o que discuto há mais de uma década. Os avanços tecnológicos no mundo da informação e da comunicação provocaram a criação de diversos meios e, consequentemente, os mais distintos produtos. Eles “alimentam” o imaginário da sociedade brasileira sobre ideários de velhices e envelhecimentos, e, claro, da longevidade que queremos. Os velhos se inseriram, se incluíram como consumidores, especialmente na mídia televisiva, considerada o principal veículo de comunicação em relação à quantidade de público e concentração de verbas publicitárias. A TV brasileira incorporou a velhice em sua agenda de telenovelas; afinal, ela também está na terceira idade. Metodologicamente, buscou-se identificar em algumas telenovelas da TV Globo, como exemplo, os cenários quesuscitam problemáticas relacionadas ao nosso longeviver. A (re)criação não somente permite à pessoa abarcar e abranger a realidade, mas aprofundá-la, e propor alternativas a situações não desejáveis, sonhadas e ilusórias.

Palavras-chave: telenovelas, TV Globo; imagens de idosos na mídia; Gerontologia social; velhice na mídia.

 

ABSTRACT
What are the images of the citizens above 60 years old represented in soap operas produced and exhibited on TV Globo at the prime time? That was the question guiding this paper as a result of many uneasiness and concerns regarding old age on the media, which I have been discussing for more than a decade. The technological advances in the information and communication world caused the creation of several means and, consequently, the most diverse products. They “feed” the Brazilian society’s imaginary about the ideals of old ages and aging, and, of course, the longevity that we long for. The elderly inserted and included themselves as consumers, especially on the TV, regarded as the major communication medium, both in relation to the audience and in the concentration of advertising budget. The Brazilian TV also inserted old age in its soap opera agendas; after all, it is also at the third age. Methodologically, one searched to identify in some of TV Globo’s soap operas, as an example, the scenarios thait bring us problems related to our long-living. This (re)creation allows people not only to become aware of reality, but also deepening it and proposing alternatives to undesirable, dreamed and illusionary situations.

Keywords: soap operas, TV Globo; the elderly images on the media; social Gerontology; old age on the media.


(1) Jornalista, com doutorado e pós.doc em Ciências da Comunicação/USP. Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia e coordenadora do curso de Especialização em Gerontologia, campus Ipiranga, ambos da PUC-SP. Membro do Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (OLHE) e coordenadora de conteúdos do Portal do Envelhecimento.

e-mail: beltrina@pucsp.br ou beltriolhe@gmail.com