Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Parque Ecológico do Tietê (PET)




Criado em 30 de abril de 1976, o Parque Ecológico do Tietê (PET) só foi inaugurado seis anos depois: no dia 14 de março de 1982. Além de oferecer um espaço público de lazer, o objetivo foi o de preservar o rio, suas várzeas e a flora e a fauna que vivem nelas. No total, o complexo é formado por três unidades, em diferentes regiões da cidade: o Núcleo Engenheiro Antonio Arnaldo de Queiroz e Silva, conhecido como núcleo Vila Jacuí (171 mil metros quadrados); o Núcleo Ilha do Tamboré, em Barueri (1,5 milhão de metros quadrados); e o Núcleo Engenheiro Goulart, o maior deles, com 14 milhões de metros quadrados. Somados, os 15,6 milhões de metros quadrados do PET equivalem a cinco vezes o Central Park de Nova York e a 11 parques do Ibirapuera.



Núcleo Engenheiro Goulart
R. Guira Acangatara, 70, Cangaíba, Zona Leste, tels.: 2958 1477 / 1450 / 9035.
Ingresso: grátis. Horário de funcionamento: seg. a dom. das 8h às 17h.



Com uma média de 300 mil visitantes por mês, o principal núcleo do PET se estende por 14 milhões de metros quadrados e oferece uma série de atividades tanto na área do lazer quanto na de cultura e educação ambiental. Entre os equipamentos, 16 campos de futebol, parque aquático com três piscinas, palco ao ar livre, teatro de arena, trilhas, ciclovias e quiosques com churrasqueiras. É nesta unidade também que se localiza o Museu do Tietê, que se divide em diferentes ambientes que retratam a cronologia do rio, e também uma biblioteca com um acervo de nove mil exemplares, entre livros e trabalhos de conclusão de curso e monografias doados por alunos. Ficam ali também o Centro de Educação Ambiental – cujas atividades proporcionam contato com a fauna e a flora locais; o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Cras), que presta assistência veterinária e mantém os animais trazidos pela polícia ambiental ou mesmo pela população; e um viveiro de mudas onde é possível conhecer diversos modos de semeadura e acompanhar algumas fases de crescimento.



Núcleo Engenheiro Antonio Arnaldo de Queiroz e Silva (Vila Jacuí)
R. Catleia, 911, União de Vila Nova, Vila Jacuí, tel.: 2033 1940.
Ingresso: grátis. Horário de funcionamento: seg. a dom. das 8h às 17h.



A unidade foi a primeira a ser implantada como parte do projeto Parque Várzeas do Tietê – que prevê a construção de outros 32 centros com o mesmo perfil. Vizinha ao Núcleo Engenheiro Goulart, a área de 171 mil metros quadrados recebe 28 mil visitantes por mês e suas instalações foram projetadas pelo arquiteto Ruy Ohtake – e inauguradas em março de 2010. Dois campos de futebol, pista de bicicross, campo para vôlei de praia e pista de skate dividem o espaço com as áreas de lazer – que oferecem quiosques com churrasqueira, salão de festas e um núcleo para educação ambiental.



Núcleo Ilha do Tamboré
Av. Via Parque, 1600, Barueri, tel.: 4161 2585. Ingresso: grátis
Horário de funcionamento: seg. a dom. das 8h às 17h.



Localizada em Barueri, na Zona Oeste da Região Metropolitana de São Paulo, a unidade Ilha do Tamboré se assemelha às demais no quesito equipamentos esportivos e de lazer – espalhados por uma área de 1,5 milhão de metros quadrados. Entre os destaques, fazem sucesso o lago de 370 mil metros quadrados, que podem ser percorridos de pedalinho, e os alojamentos para escoteiros e bandeirantes. Seu Programa de Educação Ambiental é realizado na Área do Russo, um espaço com grande histórico de recuperação da flora e da fauna e que e atualmente mantém uma variedade de animais silvestres e também domésticos. Outra atração é o Salão de Curiosidades (aberto aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h), que reúne uma série de “relíquias”, como máquinas de escrever e gibis antigos.