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Longeviver e mercado: considerações sobre o velho empreendedor de si

Ilustração: Talita Hoffmann
Ilustração: Talita Hoffmann

Artigo: Celina Dias Azevedo | Maria Helena Villas Bôas Concone:

 

Resumo

A partir de uma problematização do longeviver sob a égide do neoliberalismo, propomos refletir sobre como a economia e o mercado orientam atividades e comportamentos, engendrando formas de subjetivação na velhice. A configuração da unidade-base da sociedade do indivíduo para o indivíduo-empresa – o empreendedor de si – é a mais perfeita tradução da governamentalidade neoliberal. Prenunciando a relevância de tal termo, remetemo-nos ao prestígio que assumiu na contemporaneidade a propagação de propostas ao empreendedorismo do velho, por exemplo, como elemento crucial a contemplar orientações do envelhecimento ativo. Nesse contexto é que refletiremos como, a partir de demandas do neoliberalismo e respaldada pela criação de um mercado de projetos educativos e culturais voltados aos velhos, estabeleceu-se a figura do velho empreendedor de si como modelo de envelhecer. Queremos aqui discorrer e apresentar considerações sobre essa subjetivação que – ancorada em documentos norteadores, pesquisas e estudos que valorizam as performances, o consumo, a qualidade de vida, a concorrência e o marketing pessoal – passa a produzir, por meio de práticas e discursos, uma velhice submetida ao especialista, à juventude, à saúde, ao mercado, à concorrência, a códigos de comportamento, a um envelhecimento ativo, enfim!

Palavras-chave: envelhecimento e neoliberalismo; empreendedor de si; idoso empreendedor.

 

Abstract

This article proposes reflect on how the economy and the market guide activities and behaviors, generating forms of subjectivity in old age, based on a problematization of longlife under the aegis of neoliberalism, "Entrepreneurial Self" 'image is the most perfect representation of neoliberal governmentality. This text highlights the relevance of such a term and refers to the prestige that the propagation of proposals for the old people's entrepreneurship has assumed in contemporary times, as a important indicatory for aging active model. The neoliberalism has supported the creation of a market for educational and cultural projects aimed at the elderly. The “Entrepreneurial elderly” figure was established as a model of aging. This discussion presents considerations about this subjectivation, that is anchored in documents, in research and studies that value performances, consumption, quality of life, competition and personal marketing. This is an old age subjected to specialists, to values of eternal youth, to health, to market, to codes of behavior, to the active aging' model.

Keywords: aging and neoliberalism; entrepreneurial self; entrepreneurial elderly.

 

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