Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Lazer, Convivência e Ação Educativa nas Piscinas do SESC

Danilo Santos de Miranda
Diretor do Sesc São Paulo

Ao longo de mais de 70 Anos de existência, o SESC ajustou suas premissas de trabalho alicerçadas em bases educativas, atento às transformações históricas, socioculturais e tecnológicas. Para cumprir tal missão, foi sendo concebida uma proposta arquitetônica que busca privilegiar os lugares de encontro e convivência, de fruição e diversidade, de exercício da autonomia, entre os quais incluem-se piscinas, parques aquáticos e brinquedos molhados.

O conceito ampliado de cultura adotado pela instituição reconhece tais espaços como um potente instrumento de lazer, sociabilidade e educação, particularmente em prol dos momentos dedicados a si mesmo. Ao vivenciá-los,  o cidadão mergulha em um tempo de suspensão propício às experimentações que podem favorecer a ressignificação de valores e estilos de vida. Assim, as atividades físicas, o esporte, a recreação, bem como a alimentação diferenciada, o turismo, as artes cênicas e visuais, e muitas outras práticas humanas realizadas nesse momento ganham inquestionável relevância.

Dentro desse contexto, a relação dos indivíduos com o meio líquido desperta fascínios e estranhamentos. Por isso, a qualidade das instalações e dos equipamentos, o cuidado com sua conservação, manutenção e segurança, a formação e a atualização de profissionais especializados, entre outros aspectos, configuram pontos sensíveis. Em paralelo, constituem-se como territórios educadores, mobilizando conteúdos e significados relacionados aos campos da sustentabilidade, da ludicidade e da cidadania.

Ao longo desse caderno, vários desses aspectos serão abordados em uma perspectiva histórica, multidisciplinar e transversal, a fim de inspirar ideias e ações para esta área. Considerando a complexidade dos temas envolvidos e a importância de difundir boas práticas entre os diversos públicos é que compartilhamos saberes e informações capazes de ampliar conceitos e percepções sobre esse lugar atravessado por descobertas e aprendizados.