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José Luís de Freitas

Resumo

O objetivo principal deste artigo é relatar por meio de uma narrativa crítica, histórica e de maneira mais assertiva possível quais foram os desdobramentos práticos e equívocos cometidos pela Secretaria de Cultura de Diadema desde a publicação inicial do seu Plano Municipal de Cultura (PMC), em 2012, até a data da 8ª Conferência Municipal realizada no dia 8 de abril de 2017. Com o apoio de análises dissertativas de pesquisadores anteriores que discorreram sobre o tema, quando ainda havia um grande otimismo sobre o protagonismo dos profissionais de cultura da cidade. Agora tenho a meu favor cinco anos de história que correspondem exatamente à metade do período que o plano percorreu em seu processo de desenvolvimento.

Após essas provocações, analiso as dificuldades externas, internas, socioeconômicas e políticas para a implementação do PMC. Em especial, apresento apontamentos sobre a temida descontinuidade nos processos e projetos de longo prazo, que tem gerado um rápido retrocesso nas expectativas e ações dos agentes e trabalhadores da cultura, afetando toda a sociedade antes atendida e provida dessas utopias, imaginários, relações sociais e programas culturais que caminhavam a passos curtos, porém perenes para sua estruturação institucional e validação entre os munícipes, artistas, servidores, produtores culturais, acadêmicos e formuladores de políticas do município de Diadema.

Palavras-chave: Conselho Municipal. Cultura. Diadema. Gestão. Políticas Públicas.

Abstract

The proposal, almost but not unique and exclusive to this article, is to report through a critical, historical and more assertive narrative possiblethe practical and equivocal deployments committed by the Secretary of Culture of Diadema since the initial publication of its Municipal Plan Of Culture (PMC) in 2012 until the date of the 8th Municipal Conference held on April 8, 2017. With the support of the dissertation analyzes of previous researchers who spoke on the subject, when there was still great optimism about the leading role of culture professionals in the city, I now have in my favor five years of history that correspond exactly to the half of the period for which the Plan went through part of its development process.

After these provocations, I analyze the external, internal, socioeconomic and political difficulties for the implementation of PMC. In particular, I present notes on the feared discontinuity in long-term processes and projects, which has generated a rapid setback in the expectations and actions of agents and workers in the culture. Affecting all the society previously attended to and provided with these utopias, imaginaries, social relations and cultural programs that walked in short but perennial steps for its institutional structuring and validation among the municipal residents, artists, servants, cultural producers, academics and policy makers of the municipality Of Diadema.

Keywords: Municipal Council. Culture. Diadema. Management. Public Policies.

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