Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Olívia Guedes Penteado

Foto: Leila Fugii

 

 

Poucos sabem quem estava nos bastidores das artes no país nas primeiras décadas do século 20. Fora os protagonistas ilustrados pelos livros de arte e de história, outra personagem, em especial, foi peça-chave para o Modernismo no Brasil: a mecenas Olívia Guedes Penteado (1872-1934). Nascida em Campinas, neta dos barões de Pirapitinguy, que faziam parte da aristocracia do café, dona Olívia ficou conhecida como “Nossa Senhora do Brasil”. Apelido que lhe foi regalado por artistas do movimento modernista, dado seu grande incentivo à cena.

Antes de ganhar tal notoriedade, Olívia teve outro importante papel quando morou na Europa com o marido, Ignácio Penteado. Em Paris, o casal recebeu a visita de poetas como Olavo Bilac e Alberto de Oliveira. Mesmo depois de ficar viúva, ela não se isolou. Ampliou as relações, dessa vez, com mestres da arte, como Pablo Picasso e Fernand Léger. Por causa desse contato, trouxe ao Brasil obras de Picasso, Marie Laurencin, entre outros.

De volta a São Paulo, Olívia seguiu como amiga e incentivadora de Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, do maestro Heitor Villa-Lobos e dos demais participantes do movimento modernista. Foi ela, aliás, quem criou o Salão de Arte Moderna, em 1923. Dona Olívia ainda se envolveu na Revolução Constitucionalista de 1932: ajudou os menos favorecidos e estimulou a candidatura de Carlota Pereira de Queiroz, a primeira mulher a se eleger deputada no Brasil.

Na exposição Arte no Brasil: Uma História na Pinacoteca de São Paulo, na Galeria José e Paulina Nemirovsky, que integra o acervo da Pinacoteca, o público pode conhecê-la “de perto” – o Retrato de Olívia Guedes Penteado foi pintado em 1911 pelo francês Henri Gervex. Uma obra que rende homenagens à mulher responsável por promover a arte brasileira.

 

Serviço

Galeria José e Paulina Nemirovsky
Local: Pinacoteca,
Praça da Luz
(próximo à estação Luz do metrô)
Visitação: De quarta a segunda, das 10h às 18h, até 26/8/2019.
Entrada: R$ 6 e R$ 3 (gratuita aos sábados).
Informações: (11) 3324-1000 e pinacoteca.org.br