Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Prédio da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo


Foto: Acervo Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Quem caminha pela Vila Buarque, nas proximidades das estações de metrô Santa Cecília e República, admira-se ao ver, entre as copas das árvores, uma edificação singular: o Prédio da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Com 133 anos preservados em cada tijolo, coluna e janela, o Hospital Central é pioneiro em inúmeras áreas de atendimento à saúde e educação hospitalar. Ele ainda é um marco no ensino e na prática da medicina por ter sediado, em 1912, a primeira escola da área no Estado, que, posteriormente, foi integrada à Universidade de São Paulo. O prédio também abriga um museu, aberto ao público, que guarda capítulos da história da Santa Casa e da cidade.
 

ARQUITETURA

Fundada há mais de quatro séculos, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é uma instituição filantrópica, privada e laica, tida como referência hospitalar no Brasil. Ela já esteve alojada no Largo da Misericórdia, Chácara dos Ingleses e Rua da Glória, até ser inaugurado, em 1884, o Hospital Central, no centro de São Paulo.

De arquitetura gótica, o projeto do italiano Luigi Pucci – autor do Museu do Ipiranga – foi o vencedor de um concurso em 1876. Arquiteto e engenheiro, Pucci conquistou os jurados com um desenho inovador que atendia aos problemas de saúde pública da época, resultantes do número crescente de trabalhadores urbanos.

Para isso, levou em consideração ventilação e entrada de sol. Os pavilhões também foram separados por jardins, auxiliando a purificação do ar. Já os alicerces foram construídos com blocos de pedra assentados, sem argamassa. Técnica utilizada apenas em outro hospital da cidade, Dom Pedro II, na Zona Norte.

MUSEU

No Hospital Central também funciona o Museu da Santa Casa, inaugurado há 16 anos. O espaço preserva fotografias, pinturas, documentos, equipamentos médicos e móveis. Tudo ao alcance de visitantes, mediante agendamento.

 

SERVIÇO
Hospital Central da Santa Casa
Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 112 –
Vila Buarque (próximo à estação República)
Museu da Santa Casa
(11) 2176-7025 ou 2176-7000 / Ramal: 5505 e 5008
2ª a 6ª, das 9h às 16h30, mediante agendamento.

 


Foto: Acervo Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

 

:: @sescrevistae | facebook, twitter, instagram