Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Cuidados com animais silvestres

Foto: Joca Duarte - Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente
Foto: Joca Duarte - Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente

Cuidados com animais silvestres

Garças, corujas, sabiás, gambás, macacos, cachorros-do-mato, lagartos. Animais silvestres como esses estão presentes no ambiente urbano e, muitas vezes, precisam de atendimento médico-veterinário, suporte laboratorial e cuidados. Na cidade de São Paulo, o órgão responsável por acolher e cuidar da fauna urbana é o Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), localizado no Parque Anhanguera, que recebe mais de 4 mil animais por ano.


ESTRUTURA E OCORRÊNCIAS

Pertencente à Divisão de Fauna Silvestre do município, o CeMaCAS possui biólogos, veterinários e uma estrutura específica para realizar atendimento veterinário, reabilitação, triagem e destinação desses animais. Assim, o centro se responsabiliza pelos animais vitimados até que estejam recuperados e possam ser redestinados ao meio ambiente.

Entre as ocorrências mais comuns estão acidentes decorrentes do crescimento urbano, como atropelamentos, choques elétricos e cortes por linha de pipa. O centro não recebe animais domésticos ou de criação, e antes de encaminhar os animais silvestres para atendimento veterinário, é preciso entrar em contato com os biólogos da Divisão de Fauna por telefone (veja informações abaixo).

O CeMaCAS possui parceria com a Guarda Civil Metropolitana Ambiental para o resgate e transporte dos animais em viaturas especiais. Durante a semana, eles podem ser encaminhados à unidade no Parque Ibirapuera, onde também há um posto de recebimento.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo

SERVIÇO
CENTRO DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES (CeMaCAs)
Parque Anhanguera
(Av. Fortunata Tadiello Natucci, altura do nº 1000)
Horário de funcionamento administrativo:
segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
Telefones: 3918-7192 (segunda a sexta-feira)
3885-6669 (sábado e domingo)

Fotos relacionadas