A professora e autora Nádia Gotlib fala sobre a biografia dessa destacada artista do modernismo brasileiro, seguida de sessão de autógrafos.
Sobre o livro
“Tarsila do Amaral, a modernista” é uma biografia envolvente e de leitura acessível, que analisa a vida da destacada artista do modernismo brasileiro sob aspectos que não se dissociaram – vida privada, formação artística, circuito modernista, o movimento Pau-brasil e a Antropofagia, engajamento social - mas, ao contrário, influenciaram profunda e conjuntamente a obra de Tarsila e seu impacto na cultura brasileira. São destacados aspectos da personalidade de Tarsila do Amaral em correlações com situações de caráter social e de interação com outros protagonistas do movimento modernista. Para tanto, Nadia Gotlib explora diferentes fontes documentais, como cartas, depoimentos, entrevistas, textos, poemas, memórias e reproduções de pinturas e desenhos para compor um retrato fiel da artista. É possível, assim, observar a influência de Tarsila na produção artística brasileira como modelo de ruptura, com ênfase nas artes visuais e na literatura; bem como seu papel de vanguarda no que tange ao papel da mulher na sociedade brasileira.
Sobre a autora
Nádia Batella Gotlib é professora livre-docente pela Universidade de São Paulo, onde lecionou literatura portuguesa e literatura brasileira de 1971 a 1997. Atuou em várias universidades brasileiras e estrangeiras dando cursos, palestras e participando de seminários. Publicou Clarice: fotobiografia (Edusp-Imesp, 2008), Clarice: uma vida que se conta (Ática, 1995) e Tarsila do Amaral: a musa radiante (Brasiliense, 1983), entre vários outros livros. É bolsista sênior do CNPq/Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil.
Todos que apresentarem a Credencial Plena do Sesc e um documento de identidade com foto na portaria tem acesso grátis à Bienal. Saiba mais.*
Local da atividade: Estande Edições Sesc | Rua F, Pavilhão Anhembi - São Paulo / SP**