Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Bill Viola – Visões do Tempo - Exposição e atividades relacionadas à obra de Bill Viola, artista contemporâneo pioneiro em videoarte e imagem em movimento. saiba mais

billviola

A emergência do vídeo como suporte faz parte da história da arte do final do século XX. A palestra situará a produção seminal de Bill Viola como artista no contexto da história da videoarte. Os vídeos em monocanal do início de sua carreira e as instalações de Viola serão abordados juntamente com o trabalho de artistas como o de Nam June Paik, Yang Fudong e Isaac Julien.

Após a palestra com o autor John G. Hanhardt, haverá o lançamento do livro Bill Viola pelas Edições Sesc.

Sinopse do livro: Bill Viola começou suas experiências com videoarte nos anos 1970 e, hoje, é considerado um dos principais artistas do meio, cativando audiências ao redor do mundo com suas explorações profundas da condição humana. Esta obra é a primeira a desbravar toda a carreira do artista, expondo suas principais influências visuais, literárias e espirituais e suas mudanças na abordagem da imagem em movimento diante dos avanços da tecnologia. Encontram-se entrelaçadas nesta discussão representações das mais significativas obras de Viola e reproduções dos esboços e registros de seus Cadernos de Anotações, que dão vida a seus métodos de trabalho. Com centenas de imagens e uma abrangente seção de referências, esta obra oferece um raro e fascinante mergulho em uma das mentes mais poderosas e criativas da arte contemporânea.

John G. Hanhardt possui uma longa carreira dedicada à pesquisa e incorporação de filmes e artemídia em exposições, coleções e programas voltados à constituição de arquivos em museus. Iniciou sua carreira no Departamento de Filmes do Museum of Modern Art (MoMA – NY), foi curador-chefe do Departamento de Filme e Vídeo no Whitney Museum of American Art, curador sênior de Filmes e Artemídia no Guggenheim e no Smithsonian American Art Museum, onde criou o Arquivo Nam June Paik. Em 2015 publicou um livro sobre Bill Viola pela editora Thames & Hudson. Atualmente é consultor sênior de curadoria em Artemídia no Memorial Art Gallery, Rochester – NY, coeditor dos escritos reunidos de Nam June Paik para a MIT Press e editor chefe do Andy Warhol Film Catalogue Raisonné (volume II) para Whitney Museum of American Art.

Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência.

Local: Praça (Térreo)


(Foto: Kira Perov)

 

saiba mais

Artes Visuais

Bill Viola e a História da Videoarte Lançamento do livro e Palestra com John Hanhardt 12

Essa atividade aconteceu em 04/09/2018 no Sesc Avenida Paulista.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo