Sesc SP

abismo de rosas

Bate-papo de lançamento do livro com o autor Sérgio Estephan e o professor Antônio Rago Filho sobre a vida e obra do músico Canhoto, publicado pelas Edições Sesc São Paulo. Após o bate-papo, pocket show com as músicas de Canhoto com Gian Correa (violão 7 cordas), Fábio Peron (bandolim), Enrique Menezes (flauta), Henrique Araújo (cavaco) e Rafael Toledo (pandeiro).

Em Abismo de Rosas, as Edições Sesc São Paulo resgatam a trajetória de Américo Jacomino, o “Canhoto” (1889-1928), uma das principais referências do violão instrumental brasileiro. Fruto de extensa pesquisa do historiador Sérgio Estephan, o livro faz, em seu título, referência à composição de maior sucesso de Canhoto, “Abismo de Rosas” que, segundo o musicólogo e jornalista Zuza Homem de Mello, é considerada o “hino nacional do violão brasileiro”.

Sérgio Estephan é professor e pesquisador nas áreas de história, música e cultura do Brasil da primeira metade do século XX, em particular do violão instrumental brasileiro, temática abordada a partir dos seguintes trabalhos de pesquisa: O violão instrumental brasileiro: 1884-1924 (mestrado em história, PUC-SP, 1999); “Viola, minha viola”. A obra violonística de Américo Jacomino, o Canhoto (1889-1928), na cidade de São Paulo (doutorado em história, PUC-SP, 2007); e, por fim, O violão instrumental brasileiro na Era do Rádio: Dilermando Reis, Garoto e Antonio Rago (pós-doutorado, Instituto de Artes da Unesp, 2012).

Local: Teatro*
*O Teatro do Sesc Pompeia possui duas plateias (lados par e ímpar) e galerias superiores não numeradas. Por motivo de segurança, não é permitida a permanência nas galerias, de menores de 12 anos, mesmo acompanhados dos pais ou responsáveis.

Retirada de ingressos com uma hora de antecedência, na Bilheteria.

(Imagem: Acervo Edições Sesc)

saiba mais

Literatura

Lançamento do livro Abismo de Rosas - Vida e Obra de Canhoto Edições Sesc São Paulo. Autor: Sérgio Estephan L

Essa atividade aconteceu em 30/05/2018 no Sesc Pompeia.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo