Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Finitudes - A morte, tema muitas vezes silenciado pela sociedade, é o mote deste ciclo, que conta com debates, espetáculos, oficinas e mostra de filmes. saiba mais

sobre-morte-dest
O professor Edgard de Assis Carvalho media e participa da conversa entre o líder indígena Ailton Krenak e os professores Christine Greiner e Acácio Almeida. Neste debate os convidados relacionam a questão mortuária em diversas sociedades como a africana, oriental e indígena. O bate-papo marca também o lançamento do livro Sobre a morte: invariantes culturais e práticas sociais, organizado pelo antropólogo francês Maurice Godelier e traduzido por Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perasso Bosco.

No livro, publicado pelas Edições Sesc São Paulo, Godelier reúne pesquisadores que revelam, por meio de distintas concepções de ritos funerários, como a morte constitui um dos fundamentos das sociedades humanas. Catorze sociedades compõem o estudo pensado a partir do desejo de médicos, juristas e especialistas em políticas de saúde de aprofundar o conhecimento sobre os modos como a morte vem sendo concebida e experienciada em sociedades distintas do mundo ocidental contemporâneo.

 

Ailton Krenak 

Ativista indígena dos direitos humanos, pertence à etnia Krenak. Em 1987, liderou a luta pelos princípios inscritos na Constituição Federal do Brasil. Fundou e dirige no Núcleo de Cultura Indígena; criador do Festival de Danças e Culturas Indígenas, na Serra do Cipó (MG). Jornalista e apresentador da série de TV-Educativa “Índios no Brasil” e da série para TV-Canal Futura “Tarú  Andé”. Em Janeiro de 2016, foi distinguido com o diploma de ´Professor Honoris Causa´ pela Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF.

Edgard de Assis Carvalho 

Doutorado em Ciências Sociais, pós-doutorado pela École da hautes études en Sciences Sociales. Professor titular de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais. Coordenador do núcleo de estudos da complexidade, COMPLEXUS, PUCSP. Correpresentante brasileiro da cátedra itinerante UNESCO Edgar Morin, CIUEM. Professor visitante da Fiocruz, UFRN, UFAM. Autor de vários ensaios e livros sobre o contemporâneo, integra diversos comitês científicos nacionais e internacionais vinculados às Humanidades e à superação da dicotomia cultura científica/cultura humanística.

Christine Greiner

Dançarina, Jornalista, coordenadora do curso de Comunicações e Artes do Corpo/PUC. Fez dois de seus três pós-doutorados no Japão, em Tóquio e Kyoto. Partindo de pesquisas sobre dança e teatro japoneses. Desenvolve investigações acerca do corpo utilizando formulações e conhecimentos de campos como comunicação, semiótica, linguística, teoria da arte, filosofia, ciências cognitivas e neurociências. 

Acácio Almeida  

Professor da UFABC - Universidade Federal do ABC; presidente do Conselho Deliberativo da Casa das Áfricas; pesquisador associado ao Grupo de Antropologia da Comunicação da Université Félix Houphouët-Boigny (Côte d´Ivoire). Com experiência nas áreas de Antropologia, Sociologia, Relações Internacionais e História, atua principalmente nos seguintes temas: África, Etnologia das Sociedades Africanas, História da África, História da Costa do Marfim, Relações Internacionais, Migração, Saúde, HIV/AIDS e Direito Costumeiro. Desde 1999 desenvolve trabalho de campo na Costa do Marfim (África do Oeste).

Local: Teatro (200 lugares)

Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na bilheteria da unidade.

Saiba mais sobre o projeto Finitudes na EONLINE.

Leia mais sobre o livro na 
EONLINE

saiba mais

Ações para a Cidadania

A morte em diferentes culturas Finitudes L

Essa atividade aconteceu em 08/11/2017 no Sesc Ipiranga.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo